X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como o Facebook está repensando a infraestrutura online usada por um bilhão de pessoas


Data centers não são os lugares mais animados do mundo. E tem que ser assim: esses espaços são controlados, consistentes, seguros. Você não espera muita criatividade dentro de estruturas tão reguladas – muito menos experimentos improvisados envolvendo sistemas robóticos com Blu-rays e milhares de Mac Minis.

>>> Como é construída a parte do Facebook que ninguém vê

Mas dentro desses prédios aparentemente monótonos, há uma indústria cheia de mudanças e experimentos, em grande parte graças ao crescimento exponencial de dados que produzimos atualmente. Os data centers são uma grande infraestrutura invisível, mas essencial para nossas vidas conectadas à internet. E existe uma parte grande do Facebook – ofuscada pelas iniciativas mais públicas da empresa – trabalhando em sistemas de infraestrutura que movem seu site.

O Facebook vem encarando diretamente os problemas de engenharia em seus data centers, em parte devido ao seu tamanho: há 1,3 bilhão de usuários ativos mensalmente criando petabytes de dados. E como esses números só aumentam, o Facebook corre para construir a infraestrutura necessária. A empresa contratou arquitetos para projetar data centers inspirados em mobília modular, que podem ser montados de maneira mais rápida, barata e eficiente do que os convencionais; e está construindo fazendas eólicas para gerar a própria energia.

E temos, claro, os computadores dentro dos prédios. Eles são o sistema nervoso do segundo site mais acessado da internet (atrás só do Google), os neurônios básicos que mantêm o sistema inteiro estável e seguro. Essas máquinas são, sem dúvida, a parte mais importante de toda a operação e onde o Facebook se impõe. A empresa evita hardware comercial, preferindo montar suas próprias máquinas – e torna tudo isso aberto para quem quiser copiá-lo.

Os cientistas malucos de hardware do Facebook

Diferente de muitas empresas, o Facebook controla seus próprios data centers. Graças a isso, ele tem um incrível poder de experimentação ao projetar seu sistema nervoso. Essa tarefa fica por conta do Diretor de Engenharia de Hardware, Matt Corddry, líder da equipe que cria o hardware usado nos data centers do Facebook.

Corddry e seu time estão lá para garantir que o sistema nervoso rode fluidamente, mas também ficam de olho em problemas centrais e tentam soluções novas – e às vezes bizarras. Armados com um laboratório no campus do Facebook, o grupo consegue criar protótipos das suas ideias e mergulhar nos problemas de design em um data center. Para isso, eles usam máquinas de dobrar placas de metal, impressoras 3D, e até placas de madeira para modelagem.

ead dMYJVoAuqM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot