X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como funcionam os chips de computador


Um microprocessador moderno é algo extremamente complicado, e exigiu décadas de trabalho por milhares de pessoas para chegar onde está hoje. É quase impossível descrevê-lo de forma completa, mas eu vou tentar mesmo assim.

>>> Cientistas preparam os processadores do futuro com nanotubos de carbono
>>> Cientistas descobrem como fazer processadores ultrarrápidos de grafeno

Todo sistema moderno funciona com base em boas abstrações, ou seja, módulos mais simples em cima dos quais são construídas coisas mais complexas. Na minha opinião, o processador moderno pode ser dividido nas seguintes camadas amplas:

  • dispositivos (transistores)
  • circuitos
  • portas lógicas
  • blocos lógicos simples

Vamos começar em um “meio-termo”, algo que não é muito complicado de se entender, nem muito longe de um processador real: a porta lógica. Uma porta lógica recebe entradas (input), que são todos 0 ou 1, e terá uma saída (output) de um bit que também será 0 ou 1, de acordo com alguma regra. Por exemplo:

  • uma porta AND dará o resultado 1 se todos os valores que você inserir forem 1;
  • uma porta OR dará o resultado 1 sempre que alguma das entradas for 1;
  • uma porta NOT retorna 1 se você insere 0, e vice-versa.

Mas o que 0 e 1 significam? Bem, o valor pode corresponder a um nível de tensão (0 é 0V, 1 é 1V), um pulso elétrico (0 é ausência de pulsos, 1 é um pulso de 1V por 1 nanossegundo), um fóton (0 é ausência de fótons, 1 são mil fótons) e assim por diante, tudo dependendo de como o circuito foi concebido. Este é o poder de abstração: você não precisa saber o que 0 e 1 significam para usar esse conceito.

Um mais um

E essas coisas simples permitem fazer algo real. Suponha que você está prestes a iniciar sua própria empresa de processadores, e quer fazer um circuito simples que soma dois números.

Primeiro, você precisa representar números decimais em base binária, que usa apenas os dígitos 0 e 1. Ou seja, você precisa convertê-los de 0, 1, 2, 3, 4… para 0, 1, 10, 11, 100… Qualquer número pode ser representado desta forma.

Agora, vamos passar para o somador. Antes de tudo, precisamos construir um “meio somador” (half adder), que pega dois bits e os adiciona, produzindo uma saída de dois bits. Assim, se os dois bits são ambos 0, a saída é 00; se apenas um deles for 1, a saída é 01; e se ambos forem 1, a saída é 10.

Esses resultados têm dois bits. Perceba que o primeiro bit é 1 somente se ambos os bits de entrada forem 1. Ou seja, isso pode ser representado por uma porta AND, como mencionamos acima. Ótimo! Fizemos a metade do nosso trabalho; agora só falta o segundo bit.

Este parece mais difícil: é quase como uma porta OR, que explicamos acima, mas não é a mesma coisa. OK, não vamos mais pensar sobre isso: vamos simplesmente decidir que este é um novo tipo de porta – a porta XOR (eXclusive OR).

Não se preocupe, nós vamos contratar alguns engenheiros de circuito bem impressionantes que sabem projetar essa porta. Agora vamos desenhar uma imagem do meio somador, o nosso novo circuito:

eaa bXJAOcLMM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot