Artigo por Isabela Ventura*
Muitos empreendedores desconhecem como o marketing de afiliados pode ajudar na estratégia de crescimento de sua startup. Na minha opinião, casamento melhor não há. Mas tentarei explicar aqui, na prática e de maneira objetiva, o motivo.
Para começar, é essencial apresentar uma breve definição do que é o marketing de afiliados: este formato de marketing digital se baseia em performance, em que os anunciantes recompensam os afiliados (sites, blogs…) que divulgam seus produtos e serviços.
Agora, quem é quem no marketing de afiliados? Veja os três pilares:
- Anunciante: é quem recompensa. Normalmente, são e-commerces, como Walmart.com, Gol e Netshoes, mas também pode ser a sua startup que está precisando de tráfego.
- Afiliados: é quem divulga os produtos e serviços dos anunciantes. São os produtores de conteúdo digital. Exemplos: sites, blogs, perfis de rede social ou sua startup que deseja receber comissões sobre as vendas de produtos e serviços dos anunciantes.
- Plataforma de afiliados: é quem faz o meio de campo. É quem possui soluções como tecnologia, pagamento, segurança, controle de acesso, gestão de infraestrutura, além de permitir o acompanhamento das estatísticas e ajudar o anunciante a se conectar da melhor forma com os afiliados, para juntos ganharem mais.
E como funciona na prática:
Segundo pesquisa realizada pela Forrester Research, o mercado de afiliados movimentou mais de 5 bilhões de libras (aproximadamente US$ 8 bilhões) em vendas no ano de 2011 no Reino Unido. O que na prática representa que só essa modalidade de marketing digital foi responsável por 8% de todas as vendas do e-commerce.
Ok, mas como uma plataforma de afiliados pode ajudar a alavancar sua startup? Tudo isso depende de qual posição você ocupará. Lembrando que é possível ocupar as duas posições ao mesmo tempo.
Como afiliado, você vai ajudar o e-commerce a aumentar suas vendas. As principais vantagens são:
- Ter acesso a diversos clientes em poucos minutos. Você só precisa se cadastrar na plataforma e pronto. Um mundo de clientes estará disponível para você sem a necessidade de contratação de um departamento comercial, e, também, sem todos aqueles custos adicionais de locomoção, almoços e contratos jurídicos tão burocráticos.
- Acesso imediato a um vasto XML/Feed de produtos e serviços dos principais e-commerces do Brasil. Por exemplo, se você é como o Poup, startup de cashback, que devolve ao consumidor parte do valor gasto nas compras, não basta só o contato comercial com o e-commerce, você precisará também automatizar a alimentação do seu negócio. Assim, é fundamental possuir a conexão com os XMLs dos e-commerces que deseja a parceria.
Como anunciante, você terá uma rede enorme de afiliados propagando o seu produto ou serviço, o que te ajudará, ainda, a se posicionar no mercado. E aqui os principais benefícios são:
- ROI garantido – Você só paga pelos resultados. Diferente dos modelos tradicionais de publicidade online, no marketing de afiliados você só recompensa quando uma prática específica é realizada. Seja ela uma venda ou cadastro, por exemplo.
- Acesso a uma vasta rede de afiliados – Ao firmar uma parceria, você tem os seus produtos e serviços pulverizados em centenas de milhares de canais engajados. É o long tail funcionando na prática a favor do seu negócio.
O mais importante de tudo é entender que o marketing de afiliados pode ser um facilitador perfeito para várias fases do seu negócio. Seja como anunciante, permitindo ter acesso a uma extensa rede de afiliados; ou como afiliado, sem a necessidade de negociação one-to-one com o varejo. Em ambos os casos, você economiza trabalho, tempo e esforço, podendo se concentrar exclusivamente na expansão do seu core business.
*Artigo por Isabela Ventura, Diretora da Lomadee
Imagem: Flow chart of affiliate marketing process. Performance-based marketing concept via Shutterstock
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