X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

CES 2015: Gogoro, a moto do futuro será movida a “pilha”


Gogoro

A sensação da CES 2015 não foi nenhuma nova TV ou smartphone, e sim uma moto scooter. Não uma qualquer, é claro, como essas barulhentas e poluentes que você encontra no trânsito todos os dias.

Bonita, energeticamente limpa e eficiente, a startup taiwanesa Gogoro exibiu a sua Smartscooter, nos fazendo acreditar um pouco mais na existência de cidades inteligentes no futuro.

No lugar do combustível, uma bateria cilíndrica de litío com design futurista. Quando a carga está próxima do fim, basta parar em uma GoStation e trocar como se fosse uma simples pilha. O desenvolvimento foi feito em parceria com a Panasonic, fornecedora da tecnologia das baterias.

Até então, quando se falava em veículos elétricos, não dava pra desassociar das bombas de “gasolina” com tomadas gigantes. A questão das baterias resolve o conhecido problema do motorista ter que ficar esperando o carregamento do veículo, algo que exigia um planejamento prévio antes de qualquer deslocamento.

Gogoro

O modelo de negócio, além da venda do veículo, é claro, inclui um plano de assinatura mensal

As limitações também existem na proposta da Gogoro, mas o potencial é fácil de ser enxergado. A moto atinge até 95 km/h, tendo na duração da bateria seu ponto crítico, estimado em apenas 100 km de distância percorrida.

É por isso que um dos maiores desafios da empresa será a distribuição das estações de troca. Assim como caixas eletrônicos, a Gogoro promete instalar uma GoStation a cada três quilômetros quadrados, com presença em postos de gasolina, estacionamentos, shoppings e lojas de conveniência.

É óbvio que você vai não querer atravessar o país montado em uma dessas, mas ainda assim exige uma rede gigantesca de estações em uma grande cidade. O custo de montagem de cada estação é estimado em 10 mil dólares.

A Gogoro atinge até 95 km/h, com duração da bateria estimada em 100 km de distância percorrida

O modelo de negócio, além da venda do veículo, é claro, inclui um plano de assinatura mensal. O usuário libera o acesso as baterias carregadas através de NFC e um app no celular, que também funciona como chave da scooter. Ou seja, as baterias da Gogoro são proprietárias, com um sistema de identificação que não liga o veículo no caso de uso de carregamento “alternativo”.

Além disso, o sistema inteligente da Gogoro também pode ajudar o motociclista a melhorar a performance da scooter. Conectado na nuvem, o software analisa em tempo real o comportamento de direção e oferece informações sobre o consumo de energia.

Com 150 milhões levantados em investimento – e com assédio que deve aumentar após a CES – a Gogoro Smartscooter pode chegar ao mercado ainda em 2015. Preços não foram anunciados, mas o plano inicial é realizar testes em cidades asiáticas.

Gogoro
Gogoro
Gogoro
Gogoro
Gogoro
Gogoro
Gogoro

dad b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

dad brainstorm d qjIDKrITs

dad PggdOkeeE

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot