X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

AMD perde três altos executivos para formar nova equipe e reagir à dominação da Intel


Nos últimos anos, a AMD vem perdendo espaço em desktops, laptops e servidores para a Intel. Ela tentou se diversificar apostando em outros produtos – como consoles e processadores ARM – mas ainda precisa se transformar.

Segundo a Bloomberg, três altos executivos deixaram a AMD, no que a empresa diz ser “parte da implementação de uma equipe otimizada de liderança para impulsionar o crescimento futuro da AMD”.

Um dos executivos é John Byrne, chefe da divisão de computação e gráficos, responsável pelos processadores de PC e placas de vídeo. Além disso, o diretor de estratégia Raj Naik e a diretora de marketing Colette LaForce “deixaram a AMD para buscar novas oportunidades”, diz a empresa.

A AMD mudou de comando em outubro, quando Lisa Su assumiu o cargo de CEO. Na época, ela anunciou a demissão de 7% dos funcionários.

Segundo a IDC, a Intel domina 82% do mercado de desktops, 90% dos laptops e 98% dos servidores. (Os números correspondem ao terceiro trimestre de 2014.) Isso deixa um espaço mínimo para a AMD e outras concorrentes, como a VIA Technologies.

Enquanto isso, a AMD mal tem presença em tablets e smartphones. Na verdade, ela decidiu não entrar no mercado de dispositivos móveis. Em 2009, a empresa vendeu sua unidade de chips gráficos móveis para a Qualcomm, que se transformou na conhecida linha Adreno.

A AMD não é um caso perdido. Ela tem uma divisão bem-sucedida de processadores semicustomizados, que estão presentes nos três maiores consoles da nova geração. O PlayStation 4 e o Xbox One têm processador AMD Jaguar de oito núcleos e chip gráfico com arquitetura Radeon. O Wii U, por sua vez, tem chip gráfico Latte também baseado na Radeon (o processador é da IBM, no entanto).

A empresa ainda faz processadores com arquitetura ARM para uso em servidores de baixa potência; os chips consomem menos energia. Mas, como diz a Reuters, “os avanços têm sido mais lentos do que o exigido por Wall Street”. Desde 2011, o valor das ações da AMD caiu pela metade.

Em outubro, Lisa Su disse que iria reerguer a AMD fazendo “investimentos certos em tecnologia”, o que envolve simplificar a linha de produtos da empresa, e também continuar a ênfase na diversificação.

A CEO diz que a AMD não deixará de fabricar processadores x86 para PCs, mas a empresa está perdendo relevância – e rápido. Torcemos que a nova equipe de executivos consiga reverter isso: um monopólio no mercado de chips não seria bom para nós, consumidores. [Bloomberg, Reuters, PC World]

O post AMD perde três altos executivos para formar nova equipe e reagir à dominação da Intel apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dbdc sImBKJDMFI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot