Alan Turing foi um matemático britânico que quebrou o infame código Enigma dos nazistas, usado durante a Segunda Guerra Mundial; e também é considerado o pai da ciência da computação e da inteligência artificial. Mas é difícil encontrar os escritos de Turing – daí o entusiasmo pelo próximo leilão de um de seus cadernos.
>>> Assista ao trailer do filme sobre a vida de Alan Turing
De acordo com a Bonhams, famosa casa de leilões de Londres responsável pela venda, o livro é “um importante documento científico manuscrito por Alan Turing, no qual ele trabalha nas bases de notação matemática e ciência da computação”.
Ela remonta a 1942, durante o apogeu de Bletchley Park – onde funcionava a agência de espionagem britânica – e dos esforços para quebrar o código Enigma. Mas, nesse caderno, Turing estava mais preocupado com o trabalho teórico do que em qualquer aplicação prática.
Turing deixou seus manuscritos para o colega matemático Robin Gandy, que os depositou em 1977 na King’s College, tornando-os disponíveis para estudiosos. No entanto, Gandy ficou com um dos cadernos e, nas páginas em branco, ele escreveu seu “diário de sonhos”, descrevendo o que havia sonhado na noite anterior.
O conteúdo do diário é bastante pessoal, e reúne as anotações técnicas de Turing e os sonhos do matemático Gandy, que faleceu em 1995. A Bonhams estima que o manuscrito será vendido por um valor de “pelo menos sete dígitos” quando o leilão ocorrer em 13 de abril; parte da venda será doada a instituições de caridade.