O primeiro trimestre do ano fiscal da Apple fechou com um lucro líquido de 18 bilhões de dólares e o maior responsável por isso foi um aumento de 70% nas vendas dos mercados Asiáticos.
O lucro de US$18,024 bilhões de dólares — um crescimento de 37,4% em comparação com o mesmo período do ano passado — é histórico: a estatal de energia Russa GazProm era a detentora do lucro recorde anterior, de 16 bilhões de dólares em 2011. Agora, a Apple é a empresa com maior lucro líquido já divulgado na história, além de valer 640 bilhões de dólares, maior valor de mercado do mundo. Com a notícia, as ações da Apple subiram cerca de 5% na Nasdaq. Para fins de comparação, a Apple lucrou mais nesse trimestre do que o Google e a Microsoft juntos. Parece absurdo. E é.
A Apple fechou 2014 com 74,5 milhões de iPhones vendidos, as vendas tendo crescido em seus principais mercados — EUA, Europa e Ásia. Mas foi a Ásia, com um aumento de 70% nas vendas de produtos da empresa, que auxiliou nesse lucro recorde.
E no Brasil? Luca Maestri, diretor financeiro da Apple, disse para a Reuters que as vendas de iPhones dobraram por aqui — sem dizer se os iPhones caríssimos ou modelos anteriores (e mais baratos) são os responsáveis.
Mas como nada é perfeito, a empresa registrou uma queda de 17% na venda dos iPads. A empresa vem tendo problemas nesse setor à medida que o mercado de tablets desacelera.
[Via Folha / Uol Economia]
O post Puxada pela venda de iPhones, Apple consegue o maior lucro da história apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.