Guglielmo Marconi foi um inventor e engenheiro elétrico italiano. Ele é conhecido por criar o primeiro sistema prático de telégrafo sem fios – através de ondas de rádio – e por realizar a primeira radiotransmissão entre Inglaterra e França. Por isso, ele ganhou o prêmio Nobel de Física junto a Karl Ferdinand Braun.
Ele também acendeu as luzes do Cristo Redentor na sua inauguração em 1931: Marconi estava em Roma, e ainda assim conseguiu iluminar o clássico monumento do Rio de Janeiro após tocar o dedo numa alavanca.
Há uma história curiosa sobre Marconi, contada no livro Fulminado por um raio de Erik Larson: uma das suas famosas demonstrações de rede sem fio foi trollada por um inventor que também era ilusionista.
Interceptação
Nevil Maskelyne era o tipo de ilusionista que adorava truques simples de mágica, claramente feitos para divertir, e odiava os que se esforçavam muito para parecer reais. Ele desmascarou diversos espiritualistas e artistas fajutos, e acreditava que Marconi era apenas mais uma dessas fraudes.