Você já deve conhecer o Project Tango: é uma empreitada do Google para deixar smartphones e tablets mais espertos, usando um conjunto de câmeras que mapeiam o mundo ao redor. Nós o vimos em alguns protótipos, mas agora ele está pronto para chegar a produtos que você poderá comprar.
>>> [Hands-on] Project Tango: realidade virtual no tablet é mais legal do que você imagina
A equipe do Project Tango não está mais dentro do laboratório ATAP, que trabalha em conceitos como o smartphone modular Ara. Eles migraram para “outro lar dentro do Google”, para levarem a tecnologia que desenvolveram a produtos para consumidor.
Para recapitular: o Project Tango começou como um smartphone experimental, que usa duas câmeras e um projetor infravermelho para ter uma visão semelhante à do Kinect. Na verdade, o projeto é comandado por Johnny Lee, um ex-pesquisador da Microsoft que ajudou a desenvolver o primeiro Kinect.
O projetor infravermelho emite pontos de luz invisíveis ao olho humano, mas que as câmeras conseguem detectar. Um sensor calcula a distância entre os pontos e mede a profundidade deles: quanto maior a distância entre os pontos, maior a profundidade.
Eis do que o smartphone Tango é capaz:
Depois, o Google criou um tablet de 7 polegadas com a mesma tecnologia. Ele tem processador NVIDIA Tegra K1 e as mesmas câmeras para capturar a profundidade dos objetos e também para rastrear movimentos. O tablet foi vendido em quantidades limitadas a desenvolvedores, custando US$ 1.024.
No ano passado, vimos como esse tablet tem potencial no mundo da realidade virtual. Usando um adaptador para a cabeça, é possível fixá-lo no rosto e ter experiências bem curiosas.
O Google fez algumas demonstrações, como um jogo para matar zumbis – você mira neles movendo o tablet – e um app que renderiza um mapa 3D enquanto você anda pelos quatro cantos de uma sala.