X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Hackers sírios se passavam por belas mulheres online para roubar informações dos rebeldes


Catfishing é um fenômeno online no qual uma pessoa fábrica uma (ou várias) identidade virtual para enganar pessoas, seja emocional, romântica ou financeiramente. E os períodos em que o golpe é aplicado são variáveis, podendo durar poucos dias a meses ou até anos. As motivações são variadas: vingança, solidão, curiosidade, tédio ou, no caso dos hackers pró Bashar al-Assad, atual presidente da Síria, roubar informações de batalha do exército rebelde. E eles fazem isso se passando por mulherões no Skype.

A FireEye, uma empresa de pesquisa de segurança, publicou os detalhes de uma investigação de anos chamada “Por Trás da Fronteira Digital do Conflito da Síria.” O relatório descreve como as forças a favor de Assad fizeram uso dos métodos de catfishing para instalar malware nos celulares e computadores dos rebeldes sírios, e disso roubar o equivalente a 7.7 gigabytes de dados de 12.356 contatos em pelo menos oito países. Uma cacetada de informação!

A operação soa quase cirúrgica. Os hackers criavam perfis falsos no Skype ou Facebook que incluíam nomes apropriados para o país e fotos de gostosonas no avatar. Após iniciado o contato, eles descobriam rapidamente se a vítima usava celular ou computador para enviar o malware adequado.

Depois de um papinho com a vítima, eles pediam para trocar fotos:

HACKER: Você vai abrir no seu celular?

VÍTIMA: Computador e celular

VÍTIMA: …Quando você nasceu?

HACKER: 10/03/88

VÍTIMA: rsrsrsss

VÍTIMA: 10/03/89…..

HACKER: Que coincidência…

HACKER: [Envia arquivo Nova-Foto.pif]

Supresa! A foto do hacker é na verdade um malware que dá a eles total acesso ao computador (ou celular) da vítima, incluindo valiosas informações de inteligente militar — aparentemente, soldados da força rebelde mantinham fotos dos planos de ataque nos computadores e celular. Que tipo de informação, você se pergunta? Todo tipo:

Em alguns casos, o grupo de ataque tirava fotos de conjunto de documentos inteiros, alguns deles pertencendo a próximas operações militares de larga escala. O que incluía correspondência, listas, imagens de satélite com anotações, mapas de batalha, ordens de batalha, coordenadas geográficas para os ataques e listas de armas pelo alcance dos grupos de ataque.

O New York Times detalha pelo menos uma batalha que foi interrompida graças às atividades dos hackers. Nesse caso, o plano das forças rebeldes era tomar um pedaço de uma rodovia, mas o plano nunca chegou a ser executado. Foi revelado na pesquisa de segurança que os hackers pró-Assad tinham roubado muitos dos planos dos rebeldes à frente da batalha. Em resumo, essa espionagem “sensual” talvez seja um pouquinho do que veremos no futuro da guerra. [FireEye, NYT, CNBC]

Imagem via AP

O post Hackers sírios se passavam por belas mulheres online para roubar informações dos rebeldes apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fa lORekdxeg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot