X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Eis o que acontece quando você reposta a mesma foto no Instagram 90 vezes


O artista Pete Ashton levou o “regram” ao extremo. Para seu novo projeto “Eu estou sentado no Stagram“, ele republicou a mesma foto no Instagram 90 vezes – e surpreende como a qualidade da imagem é reduzida em relação à primeira foto.

>>> Isso é o que acontece se você subir o mesmo vídeo 1000 vezes no YouTube

Como aponta o PetaPixel, o trabalho é um exemplo perfeito de perda geracional: cópias de cópias de cópias ficam cada vez piores, a menos que você use ferramentas “lossless”, que não reduzem a qualidade.

1 -> 90

Um vídeo publicado por I Am Still Sitting In Stagram (@sitting_in_stagram2) em Fev 7, 2015 às 4:04 PST

O método empregado por Ashton é um pouco “arcaico”. Em vez de usar um app específico para republicar a foto – como o Regram no iOS, InstaRepost no Android ou 6tag no Windows Phone – ele faz o regram manualmente. Isto é, ele tira uma captura de tela e a envia para o Instagram.

A captura de tela é salva em PNG, mas os servidores do Instagram convertem a imagem para JPEG, da qual você tira um screenshot salvo em PNG – e o ciclo se repete 90 vezes. Dessa forma, a compressão de imagem é levada às últimas consequências. As imagens estão nas contas @sitting_in_stagram e @sitting_in_stagram2.

Seria curioso ver como a qualidade piora ao usar apps para republicar as fotos: como eles usam os arquivos originais da imagem – em vez de capturas de tela – imagino que a degradação seja mais lenta.

O homem na foto não é qualquer um: trata-se do compositor experimental Alvin Lucier, autor do conhecido projeto “Eu estou sentado em uma sala” (1969). Nele, Lucier gravou sua voz recitando um texto, depois deu play e gravou novamente, repetindo o processo até o efeito do eco distorcer sua voz completamente.

Em 2010, o projeto foi adaptado para o YouTube: o videoartista Patrick Liddell enviou um vídeo recitando o mesmo texto de Lucier, então baixou o vídeo e o enviou novamente. Ele fez isso 1.000 vezes, e o resultado ficou quase psicodélico.

Tudo isso mostra como a perda geracional faz parte da nossa vida digital. Fotos em alta resolução ficam distorcidas e pixelizadas à medida que migram entre Facebook, Twitter e Instagram. A situação só piora se alguém resolver adicionar texto ou marca d’água na imagem. Nós sabemos que a perda por compressão existe – mas precisamos nos acostumar cada vez mais a ela. [Pete Ashton via PetaPixel]

Imagem por Pete Ashton

O post Eis o que acontece quando você reposta a mesma foto no Instagram 90 vezes apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cebc hDDfEvgJg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot