O interminável debate sobre teclados de smartphones: físico versus digital. Defensores da BlackBerry e outros aficionados por tecnologia old-school juram que um é melhor, enquanto literalmente todo mundo está usando o outro há um tempo. A Tactus Technology pensa que dá para ter os dois, sim senhor — no mesmo dispositivo, inclusive. Teclados físicos que magicamente sobem da tela são um sonho que a empresa tem há anos, e agora eles estão finalmente prontos para vender alguma coisa que vai nessa linha.
A idéia por trás da tecnologia da Tactus é simples. Usando micro-fluídos — um termo pomposo para um tipo específico de óleo –, a tela pode invocar pequenas saliências sobre a superfície de seu tablet ou smartphone, saliências essas que imitam a sensação tátil de botões físicos. Quando você termina de digitar, as teclas desaparecem e você é fica apenas uma touchscreen comum. Até agora, a tecnologia parecia definhar no purgatório dos protótipos, aparecendo ano após ano com um novo vídeo legal na CES e nada muito além disso.
Mas o primeiro passo comercial está aqui, e ele se chama Phorm. Antes que você fique muito animado, não é a experiência completa da Tactus. Em vez de ser embutida em um tablet ou algo assim, o Phorm é um case para o iPad mini. E, em vez de usar a energia da bateria para fazer as saliências subirem como mágica, ele funciona de um jeito mais simplório: um enorme interruptor na parte de trás, que levanta as teclas cheias de óleo por meios mecânicos. Sim, o interruptor bombeia óleo.