Depois do Vine Kids, o mais recente serviço a criar uma versão infantil é o YouTube. O site irá lançar na próxima segunda-feira na Google Play um aplicativo infantil que funciona como uma espécie de interface entre o site de vídeos e os conteúdos especialmente criados para crianças.
Com um design bem simples, com pouca rolagem, imagens e botões maiores, a interface do YouTube Kids foi pensada para mãos pequeninas e que às vezes têm pouca precisão no clique. Os ícones remetem a quatro seções de conteúdos – programas, músicas, aprendizado e descoberta – que vão ajudar os pequenos a navegarem por conteúdos apropriados para suas idades, e a busca vai permitir buscar conteúdos criados por canais especializados no público infantil, como o National Geographic Kids.
O foco nesse tipo de conteúdo não acontece à toa. Além do crescente pedido de pais por uma interface de acesso segura para as crianças, o YouTube tem percebido um grande aumento nas visualizações de vídeos infantis – enquanto o crescimento geral das visualizações no YouTube tem uma média de 50%, conteúdos infantis ou feitos para a família tiveram um crescimento de 200%. Nem precisamos dizer que a capacidade das crianças de assistirem o mesmo conteúdo infinitas vezes pode ter sua boa parcela de influência neste número, né?
Até o momento, não se sabe ao certo como o YouTube pretende monetizar esse aplicativo. O Wall Street Journal especula que foi discutida a possibilidade de exibir publicidade para as crianças, mas como esse é um tópico muito polêmico, provavelmente os executivos preferiram deixar para mexer nesse vespeiro mais tarde.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie