O Apple Pay foi lançado em outubro nos EUA e já domina 67% do volume de pagamentos móveis no país. A Samsung não ficaria de fora dessa, e resolveu entrar no mercado com um nome bem familiar – Samsung Pay – e com uma solução diferente.
A Samsung equipou o Galaxy S6 e S6 Edge com duas opções de pagamento móvel: NFC e transmissão segura magnética (MST). Você já conhece o NFC, que permite aproximar o smartphone de um terminal de pagamento para realizar transações.
O MST, por sua vez, consegue emular a tarja magnética do seu cartão de crédito ou débito. Dessa forma, mesmo se o terminal de pagamento não suportar NFC, você pode aproximar o Galaxy S6 e pagar por sua compra. Esta é uma tecnologia desenvolvida pela LoopPay, empresa recém-adquirida pela Samsung.
Basicamente, você abre o app Samsung Pay, seleciona um cartão e autoriza a transação tocando no sensor de impressão digital do S6. Em seguida, o smartphone gera um sinal que os terminais de pagamento entendem como a tarja magnética de um cartão.
A tecnologia MST (transmissão segura magnética) gera campos magnéticos variáveis por um período muito curto de tempo. Isso é feito ao passar corrente alternada através de uma bobina indutiva, que é recebida pela cabeça magnética de leitura na máquina de cartões.
O sinal recebido pelo dispositivo emula a mesma alteração de campo magnético que uma tarja magnética ao deslizar pela cabeça de leitura. O LoopPay funciona a até 7 cm de distância da cabeça de leitura. O campo dissipa rapidamente para além desse ponto, e só existe durante uma transmissão iniciada pelo usuário.
Como isso funciona no caso de cartões com chip? A LoopPay explica que “o código de serviço na tarja magnética diz ao ponto de venda que o cartão só possui a tarja”. Por isso, a maquininha não pede que você insira o cartão – e toda maquininha tem suporte a cartões sem chip.
Se o smartphone for perdido, o Samsung Find My Mobile permite localizar, bloquear e até mesmo limpar o dispositivo remotamente, para não comprometer os dados do Samsung Pay.
A Samsung já fez parceria com MasterCard e Visa, e está em negociações com outros parceiros financeiros para o Samsung Pay. A empresa diz que ele tem o potencial de ser aceito em cerca de 30 milhões de estabelecimentos no mundo.
O Samsung Pay funciona no Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Ele estará disponível inicialmente nos EUA e Coréia do Sul, no terceiro trimestre, e será ampliado para regiões como Europa e China – o Brasil não é mencionado por enquanto.
Foto por Dylan/Flickr
O post Samsung Pay permite fazer pagamentos com o smartphone sem usar NFC apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.