Os games, de uma forma ou de outra, exercem papel importante na vida de Frank Underwood. Com product placement da Sony, o protagonista de “House of Cards” é fã de jogos de tiro, tendo aparecido jogando PlayStation e citando o PS Vita nominalmente nos dois primeiros ano da série.
Na terceira temporada, que entrou na Netflix na sexta passada, 27 de fevereiro, jogos continuam fazendo parte intrínseca da narrativa. O PlayStation ainda é citado, claro, mas os holofotes se voltaram para os indies.
No S03E05, o personagem de Kevin Spacey não apenas aparece jogando o aclamado “Monument Valley”, como serve de gatilho para um dos principais pontos da nova trama. O presidente inclusive cita um trecho de um review fictício do jogo.
Well played, Mr. President.#HouseofCardsSeason3 #MonumentValleyGame pic.twitter.com/NhZthjGa1t
— App Store (@AppStore) 27 fevereiro 2015
Quando assisti a cena, meu primeiro pensamento foi “mas esses caras não teriam grana pra um investimento desses”. De fato. A produtora ustwo, além de desejar sorte ao POTUS com o seu programa de empregos, esclareceu que não tratou-se de uma ação paga, mas sim de uma colaboração com os produtores da série.
People have been asking, so we can confirm that MV appearing on House of Cards wasn't paid product placement, just a cool collaboration.
— ustwogames (@ustwogames) 28 fevereiro 2015
Mais tarde, outro indie game que aparece em “House of Cards” é “The Stanley Parable”, cuja natureza de subverter as escolhas do jogador é comparada com a própria atuação política do presidente.
O nome do jogo não é citado durante a cena, então é mais difícil que os espectadores pesquisem sobre. Porém, adoraria saber o quanto a aparição de “Monument Valley” na série impactou o volume de downloads.
Em resumo, o que aprendemos com isso? Que Frank Underwood já tem o voto dos gamers em 2016.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie