A NASA acaba de confirmar que a sonda Dawn entrou na órbita do planeta-anão Ceres: é a primeira vez que a humanidade envia uma espaçonave para lá. O objetivo? Descobrir segredos sobre o início do sistema solar.
A sonda ficará no lado escuro de Ceres durante um mês: por isso, ela só deve capturar e enviar novas fotos do planeta-anão em abril – é quando sua principal missão científica vai começar.
Confirmed: I am in orbit around #Ceres http://t.co/BeOfCBefeM pic.twitter.com/b8FIZ8kZiK
— NASA's Dawn Mission (@NASA_Dawn) March 6, 2015
E os astrônomos já têm alguns mistérios a resolver. Em 19 de fevereiro, a Dawn tirou fotos da superfície de Ceres e encontrou dois pontos muito brilhantes. Será que um asteroide expôs gelo da parte interna? Seriam depósitos de mineral criados por gêiseres?
Carol Raymond, pesquisadora da missão Dawn na NASA, diz que esses pontos “são únicos no sistema solar”, e que o mistério “nos deixou bem entusiasmados em resolvê-lo”.
Como explica o USA Today, cientistas sabem que Ceres já teve um oceano gelado em seu núcleo, e provavelmente ainda o tem. É possível que a radioatividade no interior do planeta derreteu parte do gelo, criando um lago ou um mar.
Mark Sykes, membro da equipe científica da sonda, diz ao USA Today: “isso levanta a questão, se água é igual a vida, a vida poderia ter evoluído sob a superfície de Ceres?” A Dawn vai procurar por ela na superfície do planeta-anão.