Divulgado há cerca de 15 dias, o Meerkat promete ser o próximo sucesso dos vídeos nas redes sociais. Criado para ser uma ferramenta de livestreaming para o Twitter, até o momento o app conta com um monte de streaming de gatinhos e cachorros, mas tem um grande potencial para coberturas em tempo real e entrevistas ao vivo, por exemplo.
O funcionamento é bem simples, e está diretamente atrelado ao Twitter: tudo que for feito no Meerkat é replicado na sua timeline. A partir da telinha amarela do app é possível iniciar a transmissão ou agendar um horário para o início dela. E é basicamente isso.
Algumas marcas já enxergaram o potencial do app e estão testando usos do Meerkat – é o caso do Yahoo News, que ‘meerkatou’ uma entrevista com um senador, e de marcas como JCPenney e Starbucks, que também já usaram o app. Não é possível, contudo, ver esses vídeos posteriormente – assim que encerra-se o streaming, o Meerkat não exibe mais o conteúdo. Os usuários que desejarem podem baixar o vídeo da transmissão do Meerkat e fazer upload em outra plataforma, como o YouTube.
A priori, o Meerkat não tem um planejamento de monetização, mas a ausência de um plano já aponta uma resposta bem manjada: provavelmente vai apostar em publicidade.
Quem quiser auxílio para iniciar o uso do app pode acompanhar o passo a passo nessa matéria do Yahoo News.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie