Há dois anos, a Nvidia anunciou sua primeira placa de vídeo Titan, baseada na arquitetura Kepler. Por algum tempo, ela foi a placa mais poderosa do mercado. Agora, a Titan X está pronta para reivindicar o trono.
A nova Titan X é a placa de vídeo com um chip gráfico mais rápida que existe, e parece superar de longe a GTX 980, 780Ti, e a Titan original.
Ela conta com a arquitetura eficiente Maxwell: os núcleos do chip gráfico são divididos em sub-blocos, e cada um possui um controlador próprio. Dessa forma, a Titan X consegue ser potente e consumir menos energia. Seu TDP (quantidade máxima de energia a dissipar) é de 250W, assim como a Titan original.
São 3.072 núcleos CUDA no total, com cerca de 8 bilhões de transistores – é o maior chip gráfico da Nvidia, e também o mais poderoso. Além disso, a Titan X tem 12 GB de memória GDDR5.
Para jogos, isso significa duas coisas. Em primeiro lugar, temos as aplicações em realidade virtual. A Titan X esteve por trás de demonstrações recentes do Oculus Rift, e à medida que mais headsets VR surgem no mercado, esta placa de vídeo se torna mais atraente. (O HTC Vive, por sua vez, usou apenas uma placa GTX 980 em demonstrações ao público.)