X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Estudante brasileira desenvolveu um método para reduzir o consumo de água na agricultura


Uma jovem brasileira de 23 anos ganhou uma bolsa em uma universidade americana após desenvolver um sistema que reduz o consumo de água por agricultores.

A estudante Mariana Vasconcelos é a responsável pelo sistema. Inspirada pela crise hídrica que vive o estado de São Paulo, ela desenvolveu um método de reduzir entre 30% e 60% do gasto de água na agricultura. O sistema usa sensores em plantações que enviam informações sobre a quantidade de água necessária e o momento em que é preciso regar as plantas. Eis como ela explicou o sistema ao El País:

“Com os dados fornecidos pelos sensores, nós geramos recomendações e dizemos ao agricultor quanto e quando tem que regar, a umidade do ambiente, as probabilidades de pragas do cultivo, o gasto de água e energia da plantação…”

Em resumo, Vasconcelos encontrou uma maneira de juntar a medição de diversos elementos na agricultura de uma só vez e enviá-los para um smartphone. O sistema ainda pode ser adaptado para cada tipo de plantação, funcionando de maneira diferente de acordo com a necessidade de cada lugar.

Ela — que faz parte da start-up AgroSmart com três colegas — venceu um concurso promovido pela FIAP e como prêmio será levada para o Vale do Silício nos EUA e estudará em um centro de pesquisas da Singularity University, que fica em um campus da NASA e é patrocinado por Google e Nokia.

Enquanto estiver estudando fora do Brasil, Mariana também pretende levar o sistema para o setor público e privado — ela quer que até dez fazendas usem seu método até junho, e 35 até o fim do ano. Ambicioso, sim, mas, se der certo, pode ter grande contribuição no combate à crise hídrica — dados da Agência Nacional de Água indicam que 72% do consumo hídrico no Brasil vem da agricultura. Reduzir drasticamente esse consumo, assim, pode ajudar a minimizar os efeitos da falta de água. [El País]

Foto via Flickr

O post Estudante brasileira desenvolveu um método para reduzir o consumo de água na agricultura apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aadef hjFpqnlJXo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot