Três coisas que são importantes para o consumidor adolescente: a inspiração, a ruptura, e o valor.
Os adolescentes precisam se sentir inspirado pelas marcas em que investem o seu tempo e dinheiro e empresas como a Pepsi tem mostrado que entendem exatamente o que essa geração procura.
O mais recente projeto de marketing “Pepsi Refresh Project” criou uma avalanche de marketing viral. Os consumidores são convidados a participar de um processo de votação, selecionando a sua causa sem fins lucrativos. Eles podem também apresentar suas idéias com financiamento próprio em várias áreas, incluindo as artes e a cultura, saúde, alimentação e meio ambiente. A Pepsi tem quase dois milhões de pessoas “like” no Facebook.
Mas a inspiração através de estratégias de marketing de causas não é a única coisa importante para os adolescentes. Varejistas como a American Eagle Outfitters oferecem inspiração visual para adolescentes, e marcas como Apple – com sua tecnologia de ponta e anúncios otimistas – são incrivelmente empolgantes também.
Veja o projeto.
Projeto 2011 Pepsi Refresh
A noção de ruptura pode parecer um pouco contraditória mas é necessário para que os adolescentes adotem uma nova marca.
Um exemplo é o download digital.
Quando as empresas de música decidiram eliminar progressivamente os singles, adolescentes e adultos jovens começaram a compartilhar arquivos ilegalmente online – práticas que acabaram por ser substituídos por serviços legais, como iTunes e Amazon.com. Os consumidores simplesmente não tinham de pagar pela música que eles não queriam. No entanto, as gravadoras não estavam preparados para lidar com isso, e ainda não se recuperaram. Sua estratégia inicial era processar os consumidores, a maioria dos que eram menores de idade, em vez de se concentrar em resolver os seus problemas principais: criação e distribuição de música que os consumidores queriam.
Este é um caso onde o rompimento pode também dar um passo adiante. Literalmente, significa interrupção “uma interrupção ou interferência.” Trata-se de inovação e conhecimento, onde sua marca se encaixa no espírito do consumidor. Adolescentes literalmente precisam ser interrompidos para prestar atenção à sua marca.
O que a sua marca pode fazer para essa ruptura é extremamente importante para esse grupo de consumidores.
E finalmente você tem que oferecer um valor.
Qualquer estudante de administração, ao escrever seu plano de negócios em primeiro lugar oferecem uma “proposta de valor”. Esta é uma afirmação simples que normalmente começa com “Prometemos …” e termina com “dar o cabelo mais brilhante possível, o par mais elegante de calçados, o melhor conteúdo de moda … “Mas há um final que supera todos os outros:” a um preço razoável. Quando se trata de adolescentes, o preço importa – mais do que você pensa.
Isso muito antes da recessão. Então você pode imaginar como se sentem sobre isso nesta era pós-recessão. Os adolescentes têm toneladas de despesas. A lista vai e sobe. O valor para eles, na verdade, é de maior importância nos dias de hoje.
via howcoolbrandsstayhot.com
Mais informações nos sites:
http://www.refresheverything.com/