O YouTube foi lançado em versão beta há dez anos, em maio de 2005, e desde então se tornou sinônimo de vídeo online, assim como Google é sinônimo de buscas na web. Vamos aproveitar a ocasião para relembrar como tudo começou.
A ideia para o YouTube veio em janeiro de 2005, segundo o Mashable. Dois ex-funcionários do PayPal – Chad Hurley e Steve Chen – participavam de uma confraternização na nova casa de Chen em San Francisco. Eles gravaram alguns vídeos, mas perceberam que não havia como compartilhá-los. Os arquivos eram grandes demais para enviar por e-mail, e colocá-los na web daria muito trabalho.
Em 2002, Hurley e Chen receberam uma boa grana quando o PayPal foi comprado pelo eBay por US$ 1,54 bilhões. Assim, eles resolveram usar esse dinheiro para criar um site de vídeos. Em 14 de fevereiro de 2005, eles se uniram a Jawed Karim – também ex-funcionário do PayPal – para começar a criar o YouTube.
Karim diz que tinha seus motivos para criar um site de vídeos. No início de 2004, quando Janet Jackson mostrou um dos mamilos durante o Super Bowl, todo mundo comentava sobre o incidente, mas era impossível encontrar um vídeo disso na internet. E no final do ano, um tsunami atingiu a Indonésia: Karim acreditava que havia muitos vídeos do desastre, mas nenhuma forma de acessá-los.
É ele quem protagoniza o primeiro vídeo do YouTube: “Eu no zoológico” foi postado em abril de 2005.
O início
Em maio, o site foi inaugurado em versão beta: