O YouTube começou como um simples canal para compartilhamento de vídeos, mas hoje ele é muito mais do que isso: para algumas pessoas, o YouTube se tornou sinônimo de fonte de renda, sucesso e fama — o site não só mudou a maneira como assistimos e compartilhamos vídeos na internet. Ele também mudou a vida de algumas pessoas e os hábitos de navegação na internet de milhões de espectadores.
Blogs em vídeo – Os vlogs
O Lonelygirl15 foi o primeiro caso internacionalmente conhecido de vlog — criado em 2006, o canal nada mais era que um diário audiovisual (e nada secreto) de uma garota de 15 anos. A menina chegou a estampar capas de revistas por causa do vlog, mas meses após a inauguração do canal foi revelado que ele não passava de uma obra de ficção protagonizado pela atriz Jessica Rose e produzido por três filmmakers. Mas mesmo sendo um produto de ficção, o sucesso de lonelygirl15 abriu portas para que produções caseiras — de verdade — começassem a surgir.
Exemplos de vlogs são inúmeros, mas são poucos os que alcançam fama e fazem do canal de vídeos uma carreira. O mais bem sucedido talvez seja o caso do cantor (não mais) adolescente Justin Bieber — em 2007, a mãe do garoto, Patricia Mallette, começou a postar no YouTube vídeos caseiros de Bieber cantando e tocando músicas populares de R&B. O sucesso do canal era estrondoso, chegando a ultrapassar a casa dos milhões em visualizações, o que chamou a atenção do empresário Scooter Braun e, em 2009, ele e Justin lançavam o primeiro álbum da carreira do garoto, que vendeu mais de um milhão de cópias.
No Brasil, ainda não temos um equivalente musical, mas temos vídeos caseiros que também se tornaram sucesso e fizeram com que seus criadores se tornassem famosos. O caso mais notório por aqui é o do vlogueiro Felipe Neto que, assim como Bieber, começou com vídeos caseiros, gravados no próprio quarto. Abordando temas variados e sempre expondo opiniões polêmicas, Felipe fez um enorme sucesso entre o público adolescente e mesmo com vídeos simples e informais, o vlogger se tornou extremamente popular e se tornou o primeiro brasileiro a atingir o número de 1 milhão de seguidores no YouTube. O sucesso foi tanto que Felipe chamou a atenção do Netflix e, em 2013, quando a empresa se instalou no Brasil, Felipe foi convidado a produzir a primeira série brasileira inédita para o serviço de streaming.