X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

China quer construir uma ferrovia de quase 5 mil quilômetros atravessando a Amazônia


Não contente com a construção de novas e enormes barragens, ferrovias e cidades dentro de suas próprias fronteiras, a China está apoiando projetos de infra-estrutura extremamente ambiciosos em todo o mundo. Sua mais recente empreitada é uma ferrovia de mais 4.800 km de comprimento, que irá atravessar vastas áreas da Floresta Amazônica.

O jornal The Guardian noticia que o primeiro-ministro chinês Li Keqiang vai defender a ideia da estrada de ferro durante a sua viagem para a América do Sul, esta semana. A linha vai começar em Porto do Açu, no Brasil, contornar a Bolívia e terminar na costa oeste do Peru. Ao longo do caminho, irá cortar áreas de pântanos, florestas densas, e em seguida, desertos ou montanhas, antes de atingir a costa. Isso fará com que ela seja imensamente difícil de construir.

O grande plano chinês lembra a Rodovia Transamazônica, uma estrada de 4.223 km feita pelo Brasil nos anos 1970. A obra foi extremamente desafiadora na floresta remota, e partes da estrada permaneceram sem pavimentação por décadas. A rodovia ainda não é um caminho muito seguro, mas mesmo assim é uma das melhores opções quando falamos em viagens transamazônicas.

No entanto, existem impactos potencialmente negativos sobre o meio ambiente. A Rodovia Transamazônica levou a mais desmatamento no Brasil, porque os veículos passaram a poder transportar árvores da selva com mais facilidade.

Temores sobre mais danos ambientais cercam esta ferrovia transamazônica. A principal motivação por trás deste projeto é comercial, já que ela tornaria mais barato o transporte de petróleo, minério de ferro e outras commodities. A China também está apoiando um canal transcontinental na Nicarágua para para abrir novas rotas de comércio — afinal de contas, por que confiar no Canal do Panamá, um país com laços estreitos com os EUA?

Não é apenas a América do Sul que a China está trazendo para sua esfera de influência usando a infra-estrutura. A potência industrial também está investindo em ferrovias na África Oriental, projetos de petróleo no Sudão e no Níger, e em uma ferrovia transasiática— apenas para citar apenas algumas das obras. É assim que ela planeja se tornar um país ainda mais importante e influente em todo o mundo.
[The Guardian]

Imagem do topo: Desmatamento no Brasil. Pedro Biondi/ABr

O post China quer construir uma ferrovia de quase 5 mil quilômetros atravessando a Amazônia apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ccbf OzXDVJL

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot