O observatório no topo do novo World Trade Center, edifício com 541 m de altura em Nova York, finalmente será aberto ao público na próxima semana. Mas a vista do prédio mais alto no hemisfério ocidental (por enquanto) não será o único detalhe deslumbrante para os visitantes.
>>> Veja dois malucos saltarem com paraquedas do maior edifício de Nova York
>>> O que dá para ver das coberturas mais altas da Terra
Existem diversos observatórios em edifícios superaltos, mas o 1 World Trade traz alguns avanços tecnológicos bacanas que ajudam a orientar os visitantes quando eles chegam ao 101º andar.
Por exemplo, a vista é tão arrebatadora que os visitantes podem pegar tablets em vez de binóculos para ver marcos notáveis na cidade.
Os outros dois truques para lidar com a paisagem são na verdade ilusões de óptica. Os elevadores na torre exibem um timelapse dos 515 anos da cidade, crescendo em frente aos seus olhos. O New York Times explica:
Nove monitores de alta definição com 75 polegadas ficam em cada cabine, atrás de batentes semelhantes a janelas, para transmitir a impressão de que se está em um elevador com paredes de vidro.
No início, a pessoa se sente dentro da terra. O ano é 1500 e o elevador está a 17 m abaixo do solo. À medida que ele sobe, o tempo avança. A cabine parece subir ao céu a partir de um pântano no mar, um lembrete de que o local do centro comercial esteve originalmente debaixo d’água.
E fotos da Associated Press revelam que há outra maneira de ver a cidade lá embaixo. No observatório, os visitantes podem andar por uma plataforma que se projeta sobre a West Side Highway.