A Leica passou boa parte da última década lançando um ou dois produtos bons, seguidos de um monte de “edições especiais” caríssimas e algumas câmeras da Panasonic (também muito caras). A Leica Q, entretanto, finalmente traz algo novo ao mercado. Passei uma semana com ela e abaixo seguem as minhas impressões.
A Leica Q é uma câmera de lente fixa e sensor full-frame de 24 megapixels. Ela tem basicamente o corpo do modelo M, com alguns centímetros a menos, um autofoco moderno no lugar do telêmetro, e novas lentes — f/1.7 de 28mm, para ser mais exato. As lentes são o ponto mais forte da Leica Q.
É a primeira vez que a Leica combina lentes fixas com um sensor full-frame. Inclusive, a Q é uma das duas únicas câmeras do mercado a usar tal combinação. A outra é a Sony RX1, lançada em 2013. Câmeras como essas são projetadas para nichos muito específicos: geralmente para profissionais que querem uma segunda câmera sempre à mão, ou entusiastas hardcore que querem botar as mãos na última novidade do mercado.