Um rumor que circula desde quarta-feira diz que Facebook e Serasa vão anunciar uma parceria na qual “a rede social vai ter acesso ao vasto banco de dados da empresa de cadastro financeiro”. Dessa forma, o Facebook poderia exibir para você anúncios segmentados por renda. Isso é mesmo verdade? Não de acordo com a Serasa.
Eis o que Hilário Júnior, especialista em redes sociais e marketing digital, diz no LinkedIn:
Essa é pra deixar muito defensor da privacidade dos dados de cabelo em pé: Facebook e Serasa estão em fins de fechar uma parceria onde, até o final do ano, a rede social vai ter acesso ao vasto banco de dados da empresa de cadastro financeiro, a partir daí nós (profissionais de social media) vamos conseguir segmentar por faixa salarial os anúncios através da plataforma de anúncios da rede de Menlo Park.
Isso parece terrivelmente invasivo: o Facebook vai cruzar seus dados do Serasa para descobrir sua renda? A Serasa diz que não é o caso, e que houve uma confusão aí.
Antes de tudo: a Serasa não confirma uma parceria com o Facebook no país. Em comunicado ao Gizmodo Brasil, eles mencionam apenas que “não temos nada específico para anunciar no Brasil no momento”. O Facebook diz o mesmo.
Áreas separadas
Desde 2007, a Serasa é controlada pelo grupo britânico Experian, que trabalha com análise de crédito e consumo. E nos últimos anos, a empresa se expandiu para outras áreas.
Uma dessas áreas é a Serasa Experian Marketing Services: ela oferece estudos de mercado, traça perfis de clientes e atua em marketing digital. Ela já ofereceu serviços para uma série de empresas em diferentes segmentos, como a Ambev, Livraria Saraiva e a Rede Record.
Por telefone, a empresa diz ao Gizmodo Brasil que a Marketing Services “não tem relação com o bureau de crédito, nem com as pessoas que estão negativadas” – a parte da Serasa mais conhecida pelo público.
Não é possível nem mesmo traçar um perfil mais genérico a partir desses dados? A empresa nos diz que “não é permitido por lei trocar informações entre as áreas de crédito e de marketing” – elas precisam operar de forma independente.
“As informações utilizadas pela Serasa Experian Marketing Services não têm relação com o bureau de crédito da Serasa Experian”, diz a empresa em comunicado.
Dados e renda
No entanto, a Marketing Services possui uma base de dados própria, separada da área de crédito, com informações que incluem nome, endereço, telefone, data de nascimento, sexo, profissão, escolaridade, entre outros. É possível obtê-los se você tiver uma lista com o CPF (ou CNPJ) dos clientes. Isso faz parte do produto InfoMais: