por Daniel Junqueira
No começo dos anos 1990, Nintendo e Sony ensaiaram uma parceria para o lançamento de um leitor de CDs para o Super NES que acabou não dando certo. Desse projeto surgiu o interesse da Sony em atuar no mercado de consoles e, consequentemente, o PlayStation – que, em sua quarta geração, talvez seja a linha de consoles mais bem-sucedida da história.
Em meio às negociações com a Sony, a Nintendo acabou fechando outro acordo com a Philips para o desenvolvimento do leitor de CDs do SNES. Mas esse leitor nunca existiu mesmo: enquanto a Sony seguiu seu próprio caminho com o PlayStation, a Philips arriscou entrar no mercado com o seu CD-I, que teve um destino completamente diferente do console da Sony. Ele não só foi um fracasso completo como também chegou a ter jogos de franquias da Nintendo, como parte do acordo entre as empresas, e com qualidade no mínimo duvidosa.
Passados mais de 20 anos, um rapaz apareceu no Reddit com fotos do que ele alega ser um protótipo do Super Nintendo com seu leitor de CDs, que seria chamado PlayStation: