O avião Solar Impulse II, movido a energia solar, pousou ontem (3) no Havaí depois de cinco dias e cinco noites em voo, e quebrou alguns recordes: o de voo solitário mais longo e o de maior distância percorrida por uma aeronave impulsionada por energia solar. Ambos foram completados enquanto o piloto, André Borschberg, percorria um ambicioso trecho sobre o Oceano Pacífico, na jornada de volta ao mundo do avião.
No dia 29 de junho, o avião movido a energia solar iniciou o que se tornaria um voo de mais de 120 h de Nagoya, no Japão, até o Havaí, nos EUA. Agora, a aeronave entra para a história da aviação ao quebrar o recorde de voo solitário, anteriormente mantido pelo americano Steve Fosset, em 2006. E ao quebrar este recorde, o Solar Impulse II mostra ao mundo do que a nossa atual tecnologia solar é capaz.
O avião pousou em Kalaeloa, no Havaí, ontem pela manhã, às 5h55 (horário de Brasília) e para concluir o voo, Borschberg teve a difícil tarefa de encarar uma frente fria:
As I'm attempting to cross the cold front, here is a quick video of what it is to fly @solarimpulse. pic.twitter.com/N2kWmxnnKX
— André Borschberg (@andreborschberg) July 2, 2015
Quando chegou ao destino, o piloto precisou lidar com algumas restrições rigorosas para garantir que o avião – com envergadura de 72 metros – pudesse pousar com segurança.
Com o pouso, nosso heroico piloto concluiu o percurso de mais de 120 horas no ar, o equivalente a cinco dias e cinco noites voando. E tudo isso amarrado a um assento que também serve de toalete, cama e máquina de exercícios, além de ter dormido muito pouco nos últimos dias. Mas não se preocupe: antes de decolar, Borschberg recebeu treinamento meditativos e hipnóticos para ajudá-lo a manter a concentração para o que se tornou a mais exigente jornada da vida dele.
I'm getting tired. With @solarimpulse, we cannot cheat. Either the plane flies, or it doesn't. @bertrandpiccard pic.twitter.com/XtrAatR7lk
— André Borschberg (@andreborschberg) July 2, 2015