O processo de globalização, aliado à redução de custos e à necessidade estratégica das empresas de se concentrarem em suas próprias atividades, contribuíram para o aumento da terceirização nas corporações. No Brasil, as baixas margens de lucro têm levado os hospitais a recorrerem, com frequência, à terceirização. Aliada a esse cenário, há uma crescente cobrança pela qualidade dos serviços de apoio, que constitui importante condição para a prevenção e controle de infecção hospitalar. O serviço de limpeza é um dos elementos primários e eficazes de controle, para romper a cadeia epidemiológica das infecções. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas em cinco hospitais de referência localizados em Belo Horizonte – MG e as respostas foram tratadas por meio da análise de conteúdo.
Conclui-se que a maioria dos hospitais apresenta comportamento favorável ao processo de terceirização, desde que as prestadoras de serviços sejam associadas a práticas de um sistema de gestão eficiente.
Via RSS de Administradores.com.br
Leia em Administradores.com.br