Os Jogos Olímpicos de 2016 começaram no Rio de Janeiro no fim de semana sem grandes incidentes. Isso parece quase milagre após semanas de relatórios sombrios sobre a construção de má qualidade, uma estrutura de segurança despreparada e engarrafamentos monstruosos. Se os atletas, visitantes e cariocas podem passar as próximas duas semanas sem uma catástrofe continua a ser uma questão em aberto.
Não era para ser assim. Quando o Rio ganhou a competição em 2009 para sediar estes jogos, não estava previsto que o Brasil estaria desta forma, com um deficit igual a cerca de 8% do produto interno bruto, uma inflação próxima de 10%, dois anos de economia contração e uma fossa de escândalos de corrupção.
Em 2009, o Presidente Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) tinha estado no comando por mais de seis anos e era um pouco como uma estrela do rock mundial. Sua retórica bacana denegria o liberalismo econômico da década de 1990, enquanto exagerava um novo e melhorado tipo de socialismo com um toque de samba.
Grande parte da região comprou a versão do governo grande 2.0 de Lula. Preocupações sobre o retorno da esquerda populista latina e seu potencial de dano ao empreendedorismo e ao crescimento económico foram recebidos com garantias de que desta vez seria diferente.
O Lula era um homem de esquerda, mas ele não era Hugo Chávez, a sabedoria convencional explicou. A reportagem de capa da revista Economist novembro 2009 foi intitulada “O Brasil decola”. Ela citou uma previsão da consultoria PwC que em 2025, São Paulo seria a quinta cidade mais rica do mundo. A maioria dos especialistas concordou: Brasil se preparava para tomar o seu lugar de direito como uma superpotência econômica mundial.
Lula deixou o cargo após dois mandatos em 2011, entregando o poder a seu sucessor PT, a presidente Dilma Rousseff. Os Jogos Olímpicos de 2016 deveriam mostrar o paraíso socialista que ele havia cultivado: uma utopia urbana que misturava habitação a preços acessíveis, indústrias campeãs nacionais e redes de transportes públicos em ordem para proporcionar uma experiência de vida tranquila e ambientalmente aprovada.
Em vez disso, na Vila Olímpica, poucas semanas antes da abertura, pias caiam fora das paredes e havia vários outros desastres de encanamento. A equipe nacional australiana fugiu de seus quartos à sua chegada, porque descobriu, entre outras coisas, fios elétricos expostos ao lado de poças cobertas de água. A Baía de Guanabara, o local para competições de natação e vela em mar aberto, é uma placa de Petri gigante de bactérias. Uma nova linha de metro que deveria levar os visitantes para os jogos termina oito milhas antes de seu destino prometido.
A empresa de segurança do Rio que foi contratada para monitorar os espectadores foi demitida há 10 dias por não cumprimento de seu contrato. Os organizadores se reviraram na semana passada para contratar e treinar uma equipe substituta.
O mundo parece atordoado. Não deveria estar. O Rio é um microcosmo do Brasil de Lula, onde a burocracia executa as coisas de cima para baixo e os seres humanos são uma coisa secundária. A única coisa que falta nessa analogia do Rio – até aqui – é a corrupção que floresceu no nível federal durante os 14 anos de governo do PT.
Os políticos do Brasil aspiram a grandeza do primeiro mundo, mas insistem em preservar as instituições do terceiro mundo. Não é porque eles não entendem a eficácia das instituições independentes. É porque eles entendem.
O presidente Fernando Henrique Cardoso, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi uma exceção à regra. Durante seu mandato de oito anos antes de Lula, o Brasil conheceu a macro-estabilidade usando uma política de um banco central responsável, uma taxa de câmbio flutuante e uma meta de superávit fiscal. O banco central adotou o reforço de transparência, previsibilidade e de metas de inflação, todos os quais geraram confiança do mercado. O banco central também teve um papel ativo na supervisão de bancos públicos para evitar excessos no financiamento do Estado ou a seus ‘campadres’.
Sob Lula e depois Dilma, quem venceu as eleições em 2010 e 2014, o compromisso com a disciplina fiscal foi sendo gradualmente erodida. O banco estatal Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) expandiram rapidamente o crédito. Isso foi inflacionário e arriscado, mas o banco central ignorou o problema.
Enquanto Lula e depois Dilma foram vendendo o Brasil como um jogador de classe mundial, eles fizeram pouco para reduzir a carga do governo sobre os empreendedores. Share on XEnquanto Lula e depois Dilma foram vendendo o Brasil como um jogador de classe mundial, eles fizeram pouco para reduzir a carga do governo sobre os empreendedores.
Enquanto Lula e depois Dilma foram vendendo o Brasil como um jogador de classe mundial, eles fizeram pouco para reduzir a carga do governo sobre os empreendedores. A pesquisa de 2016 do Banco Mundial “Doing Business“, que estuda a relativa facilidade do empreendedorismo em 189 economias, classifica o Brasil na posição 174 em “começar um negócio”, 169 em “lidar com licenças de construção”, 130 em “registo de propriedade,” em 178 ” pagamento de impostos “e 145 no” comércio internacional “. Isso não soa como o material de uma superpotência econômica.
Se a fraude política por levar uma nação à ruína fosse um crime, ambos já teriam sido condenados. Share on XSe a fraude política por levar uma nação à ruína fosse um crime, ambos já teriam sido condenados.
No final de julho, Lula foi acusado por um tribunal federal brasileiro por obstrução da justiça em uma investigação de corrupção. Dilma foi cassada por cozinhar os livros do governo e agora está sendo julgada pelo Senado. Se a fraude política por levar uma nação à ruína fosse um crime, ambos já teriam sido condenados.
Escrito por Mary Anastasia O’Grady para o Wall Street Journal