Elas imaginam um empreendedor esperto, inteligente e honesto?
Um empresário poderoso, que alcança grandes feitos, fazendo a concorrência comer poeira?
Ou ainda um aspirante a empreendedor que ainda não deu o salto para o verdadeiro mundo dos negócios?
Seja qual for a resposta, a menos que você esteja tentando moldar criar uma marca pessoal que harmonize com a imagem que você está tentando passar, você tem um problema.
Ter uma marca pessoal fraca pode te custar muito dinheiro.
Entretanto, uma marca pessoal forte pode dar um apoio suas vendas, receber elogios dos titãs e criar um nome que seja reconhecido como sinônimo de sucesso e integridade por anos.
Então, como você pode fazer para criar uma marca pessoal mais poderosa?
Permita-me te mostrar.
1. Dominar o básico
Se você quer ser levado a sério de verdade no mundo digital, você precisa cuidar do básico.
Primeiramente, sua apresentação, que começa com sua foto de perfil.
Você ficaria espantado com a quantidade de empreendedores que eu conheci que ainda não tiraram um tempo para fazer uma foto profissional de perfil.
Eles esperam trabalhar e competir com milionários e pioneiros da indústria sendo que as suas fotos nas redes sociais não ultrapassam nem mesmo uma selfie de adolescente.
Não fique nem mais um dia sem uma foto profissional em todas as suas contas.
Isso só vai destruir a sua reputação e te dar uma ara de antiprofissional.
Além de uma foto profissional, você tem que ter um website profissional e com ótimo design.
Estudos tem mostrado que a população baseia a sua confiabilidade inicial em um site ou marca no seu design.
E eles dizem para não julgar o livro pela capa.
Isso significa que talvez você tenha que juntar algum dinheiro e contratar um bom designer ou suar bastante para ter um design bonito de website.
Mas eu prometo, vai valer a pena.
A parte final que muitos empreendedores estão perdendo é ter uma presença ativa em todas as grandes plataformas.
Eu não estou querendo dizer que você precisa postar no LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram todo dia (embora você possa fazer isso).
Eu estou simplesmente dizendo que você precisa ter uma conta com alguma atividade em todas as maiores plataformas se você quer ser levado a sério.
2. Crie e compartilhe algum conteúdo regularmente
Uma vez que você esteja se apresentando de maneira profissional, o próximo passo é criar conteúdo maravilhoso.
Se você quer que as pessoas notem você e pra sua marca pessoal, então você precisa dar a eles uma razão para que notem.
O início de tudo é oferecer ótimos conteúdos de forma gratuita.
Pode ser em forma de vídeos no YouTube, podcasts, artigos ou até mesmo e-mail em série.
Existem dois tipos de chave para criar conteúdos verdadeiramente espetaculares que irão impulsionar sua marca pessoal e ter seus seguidores loucos por você.
O primeiro é criar conteúdo que seja único.
Você não pode simplesmente regurgitar o que todo mundo anda dizendo por aí.
Deixe para trás a ideia de reinventar a roda. Reinvente o carro.
Encontre um novo ângulo ou abordagem de tópicos e apresente isso ao seu público de uma forma divertida e atraente.
A segunda chave é criar conteúdo que seja tão bom que você possa vender a um preço alto e de maneira que faça valer a pena o investimento dos seus clientes.
A partir daí, ofereça conteúdo de forma gratuita.
As pessoas reconhecem quando você adiciona valor em suas vidas, e quando você está fornecendo conteúdo de alta qualidade em uma base regular, você será visto como um líder e especialista da indústria.
3. Saia da sua zona de conforto
Este pode ser um ponto ambíguo, mas permita-me explicar.
A maior parte dos profissionais de marketing se tornam acomodados.
Eles escrevem poucos artigos de blog, talvez gravem um vídeo aqui ou ali para o YouTube e então postam tudo no Facebook.
Porém, se você quer levar sua marca pessoal a um nível acima, você precisa sair da rotina.
Comece fazendo coisas incomuns que pode fazer crescer sua marca em passos rápidos.
Apareça em podcasts de entrevistas (ou começar o seu próprio). Comece a discursar em eventos de negócios e reuniões.
Colabore em projetos como cursos online e webinars com outros líderes de negócio – e não apenas o pessoal da sua vizinhança.
Ao contrário, distribua seus conteúdos através dos múltiplos países e idiomas. Já pensou se as Olimpíadas de 2016 fossem disponibilizadas apenas em Inglês e nos Estados Unidos? A audiência despencaria.
Para sorte dos americanos que moram no exterior, provedores de VPN viram a oportunidade e permitiram seus usuários assistir os jogos de qualquer parte do mundo.
Se a base do seu conteúdo é escrita, pegue uma câmera e grave um vídeo para o YouTube ou seja anfitrião de aparecer.
Se a base do seu conteúdo é predominantemente vídeo, então comece a fazer participação em blog uma vez por semana.
Encontre maneiras de se promover que tire você do comodismo.
Faça coisas que você normalmente não faria.
Quanto mais destes métodos incomuns de promoção você utilizar, mais rápido sua marca pessoal irá crescer e mais dinheiro você vai fazer.
Conclusão
Equipado com essas três dicas, você está no caminho certo para fortalecer sua marca pessoal e se tornar um líder nos negócios, mas um titã dos negócios.
Se você levar a sérios essas três dicas e agir sobre elas, sua marca nunca mais será a mesma.
Quando as pessoas ouvirem seu nome, elas irão pensar imediatamente “Nossa! Ele (a) é realmente muito bom! Eu adoro os conteúdos dele (a), você precisa ver isso!”
Seria muito legal, não é mesmo?
Então, o que você está esperando?
Levante-se e comece a construir a sua marca!
Quais são suas dicas favoritas para fortalecer sua marca pessoal?