Como Mauro já comentou no artigo “Qual a diferença entre marca, logotipo, ícone e avatar?”, a marca é o sentimento que uma pessoa tem em relação a uma entidade (empresa, produto, serviço ou outra pessoa). É algo marcado mais pela emoção e paixão do que pela razão e pelos sentidos vitais (como a visão).
E ainda digo mais! Na minha visão, marca é a capacidade que a empresa tem em ser lembrada pelo cliente no momento em que ele quer comprar. Como provavelmente não é todo dia que seu cliente acorda e pensa “Caramba, como eu preciso comprar esse produto!”, você precisa fazer um trabalho de construção de marca para ser lembrado no dia que essa demanda aparecer.
Ou seja, sua marca é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer.
Uma marca forte facilita a escolha do seu cliente
Digamos que você ganhou na mega-sena e está com vontade de comprar um carro de luxo. Ao analisar algumas possibilidades, você vê um carro desconhecido, com características técnicas impressionantes e um preço razoável. Do lado, você pode comprar uma Ferrari. Não é uma escolha muito difícil né?
Pra exemplificar o outro lado, confira essa foto. Veja que o preço é exatamente o mesmo, assim como a quantidade do produto. Pra piorar, o jeitão da embalagem ainda é muito parecido.
Sem o uso de técnicas avançadas como uni-duni-tê e cara ou coroa, fica muito difícil escolher entre as 2 opções. Será que seu cliente não passa por uma situação parecida quando te compara com seus concorrentes?
Marcas fortes geram boca-a-boca a seu favor
Pare um pouquinho e lembre-se da última vez que você falou sobre uma empresa pra um amigo/conhecido/familiar, etc. Com certeza essa recomendação aconteceu por causa de uma propaganda maneira, por alguma história interessante envolvendo um produto ou por ter tido uma experiência bacana com o atendimento que a empresa te forneceu.
Ou seja, a marca era forte o suficiente para você lembrar dela.
Ter uma marca forte não precisa custar caro
Quando pensamos em marca, branding ou outros termos bacanudos do marketing, normalmente o pensamento que vem em seguida é “Ah, mas isso é coisa pra grandes corporações. Eu não tenho tempo/dinheiro/conhecimento/contatos pra focar nisso agora”. Felizmente isso não é verdade.
Te digo isso por um simples fato: a Empreendemia, que hoje tem uma marca conhecida nacionalmente, foi criada por 3 moleques, recém ingressos no mercado de trabalho e sem orçamento pra investir em publicidade. Se nós conseguimos, mesmo sem recursos, você também consegue.
Conclusão
Uma marca forte não se constrói do dia pra noite, mas é um investimento que fará toda a diferença no sucesso de longo prazo da sua empresa. Para isso, saiba muito bem quem é o seu cliente e como você quer que ele enxergue sua empresa. Sua identidade visual é o primeiro passo dessa experiência.
No nosso caso, temos um sócio (Mauro) que é o responsável pela identidade visual e design, mas uma possibilidade bacana é usar serviços como o da We do Logos.
Eles têm acesso a uma comunidade de designers e você pode conseguir desde logos até blogs corporativos por preços bem acessíveis. Vale a pena conferir a lista de produtos que eles oferecem. Saiba mais aqui.
Abraços,
Millor Machado (lutando diariamente pra fortalecer a marca da Empreendemia)
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Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela We do Logos. Isso significa que recomendamos seus serviços como um exemplo, mas não há interferência no conteúdo do artigo. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.
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Veja também:
- Como fortalecer a sua marca
- Os principais motivos para você ter um blog corporativo
- Como registrar marca no INPI: um guia rápido