Investidor conhecido por colocar seu rico dinheirinho em empresas como Twitter, Tumblr, Foursquare, Zynga e Delicious enquanto elas eram apenas apostas, Fred Wilson afirmou nesta quinta-feira que “acredita que patentes de softwares não deveriam existir”.
Ao comentar em seu blog o caso da empresa Lodsys — empresa especializada em comprar patentes e infernizar desenvolvedores do iOS e Android com seu exército de advogados —, Wilson disse que o atual modelo de licenciamento de programas permite situações “ridículas e constrangedoras”.
“Eles não criaram a ideia. Compraram patentes e agora as usam para bombardear desenvolvedores de toda comunidade móvel. Eles são os típicos patent troll, que taxam a inovação em nome de seu egoísmo”, escreveu em seu blog, falando especificadamente sobre o caso de uma patente que permite que transações comerciais sejam realizadas dentro dos aplicativos.
“O Google e a Apple já pagam royalties à Lodsys pelo uso desta patente, mas isso parece não ser suficiente para eles (…) Isso é uma loucura. Não posso entender por que os governos permitem que isso aconteça. É errado e ruim para a sociedade, um câncer que cresce dentro de nossa economia”, completa.
Artigos relacionados:
- HTC processa Apple por infração de patentes
- Microsoft defende sistema de patentes global
- Motorola abre processo contra Microsoft por quebra de patentes