Ser empreendedor é uma das mais gratificantes profissões que estão em alta no mercado. Empreender é tirar do papel aquilo que muitas pessoas pensam, mas que nenhuma tem a iniciativa de fazer. Mais do que isso, os empreendedores possuem um papel ainda mais importante, a função de dar uma direção para os desejos das pessoas. Algo que consiga atender todas as pessoas de uma forma ainda melhor que a concorrência.
Assim como esses profissionais, o SEO existe para mostrar o que é melhor para consumidores. Para isso usamos métodos de otimização que possuem como principal objetivo o melhor posicionamento nas páginas de resultado de todos os maiores buscadores da internet.
Para quem não sabe, SEO é o acrônimo de Search Engine Optimization, e em tradução livre significa Otimização para Mecanismos de Busca. Mas ficou conhecido apenas como “otimização de sites” ou simplesmente SEO.
Pensando nisso, vou mostrar aqui como você, empreendedor, pode e deve usar o SEO para aumentar seu tráfego e ainda obter melhores resultados para seus investimentos.
1. SEO não é feito da noite para o dia
O primeiro passo é algo que pode parecer meio estranho para a área da tecnologia, mas seja paciente. O SEO não é uma prática de recompensas rápidas, na maioria das vezes os bons resultados demoram meses para aparecer, mas são extremamente gratificantes para quem sabe esperar. A otimização é uma união entre compromisso e técnica, e como em toda boa estratégia, a calma é essencial. Para esperar tranquilamente e sem preocupações é preciso ter certeza que seu site foi construído da melhor forma possível. Não me refiro a design e layout; claro que isso também é importante para a boa experiência do leitor, mas me refiro ao conteúdo que você oferece. Seja o melhor em alguma coisa. Se não pode ser o melhor em tudo, como um grande portal, seja o melhor em um assunto específico e torne-se autoridade.
A pergunta que você se deve fazer é: meu site realmente merece estar entre os 10 primeiros?
2. Conteúdo original
Desenvolva conteúdo relevante e original. O Google e seus mecanismos de rastreamento conseguem identificar quando uma página foi copiada ou até mesmo traduzida de outra fonte. É melhor não arriscar e se esforçar para sempre ter aquilo que seu público procurar e com a melhor qualidade. A prática de cópia de conteúdo é extremamente arriscada e pode gerar punições para sites que, em vez de publicar bom e inédito conteúdo, divulgam conteúdo de procedência duvidosa, sem os devidos créditos, ou publicam artigos inúteis.
3. Dicas para aparecer melhor na busca orgânica
O terceiro e último passo a se seguir é diretamente sobre a prática de SEO. Não confunda SEO com desenvolvimento de sites. Os profissionais de otimização existem para implementarem mudanças que vão além do design e interferem diretamente na visibilidade de sua página. Mas se você quer arriscar algumas técnicas de otimização, aqui vão alguns dos fatores que precisam de atenção:
* Fique atento com seu PageRank e a Autoridade de suas páginas. É ele quem vai influenciar na avaliação de sua página para o buscador. Um bom PageRank é consequência de links qualificados espalhados em bons sites e conteúdo relevante.
* Palavras-chave são o que tornam seu site relevante para as pessoas e para os algoritmos. Uma seleção adequada de Keywords implica no uso de ferramentas como o Google Adwords ou o Analytics, pelo menos.
* Mudanças onpage são tão importantes como backlinks. Portanto, fique atento com os principais fatores de otimização de sua página como, por exemplo, o title, as tags H e até mesmo o alt de suas imagens.
Espero que essas dicas tenham despertado o interesse em aplicar a otimização em suas páginas. Siga esses primeiros passos, desenvolva estruturadas estratégias de SEO e observe que a recompensa será melhor do que a esperada.
Se quiser aprender SEO e desenvolver você mesmo suas estratégias de SEO, o que é recomendado para os empreendedores iniciantes, recomendo participar do projeto #OpenSEO, que foi desenvolvido pela Conversion, que oferece um curso gratuito e completo de SEO, além de um fórum.
Conclusão
Vejo muitas empresas prometendo verdadeiros milagres quando se fala em SEO, mas é preciso ficar atento às ofertas de resultados fáceis no Google. Não compre links e evite todas as técnicas de manipulação de resultados, e foque em ter um site de qualidade. Para os empreendedores iniciantes, muitas vezes pode ser mais interessante fazer SEO por conta própria, pois isso dá uma visão completa do negócio, principalmente mexendo com o Google Analytics, e quando a empresa crescer ele saberá até mesmo o que exigir de uma agência de SEO.
Este texto é uma colaboração de Túllio Bassi, analista de SEO na Conversion, uma agência especializada em SEO e Otimização de Conversões, que acompanha o Jornal do Empreendedor.
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