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5 Top Qualidades de Criativos

A ‘criatividade’ é considerada a competência de liderança mais importante para uma empresa de sucesso do futuro. Confira as 5 top qualidades de criativos. Aqui no Jornal do Empreendedor.


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A ‘criatividade’ é considerada a competência de liderança mais importante para uma empresa de sucesso do futuro.

Como identificar – e para contratar – as qualidades que somam a criatividade?

Confira cinco qualidades essenciais de criativos produtivos, seguida por algumas recomendações de como descobrir em potenciais contratados, colegas de trabalhos, e colaboradores.

1. As habilidades de comunicação.

Albert Einstein: “Se você não consegue explicar de forma simples, você não entende bem o suficiente.”

Se você está liderando uma equipe, gerenciamento de clientes, ou a formação de um novo contratado, a capacidade de comunicar de forma clara e concisa é uma habilidade absolutamente essencial. Devemos desenvolver a capacidade de gerir eficazmente os nossos canais de comunicação (e-mail, Twitter, Facebook, etc), para reunir pessoas em torno de nossas idéias, e para trabalhar bem com os outros – os nossos colaboradores e nossos clientes.

Como testar:

Uma maneira fácil de testar esta capacidade é por um candidato para explicar uma tarefa simples. Se você estivesse contratando um Administrador de Sistemas, por exemplo, você pode perguntar algo como: “Diga-me através do processo de configuração de um servidor web.” Não tem que ser uma questão difícil, o objetivo é obter uma visão da capacidade de comunicar com clareza.

2. Pró- atividade

99% : “Aqueles que tomam a iniciativa possuem a tenacidade e um nível saudável de impaciência com ociosidade. “

Julgamos as pessoas baseado nas suas experiência. Esta é, naturalmente, toda a base do currículo. No entanto, enquanto a experiência profissional é valiosa, precisamos cavar mais fundo. O melhor indicador da criatividade produtiva é a disposição para agir e tomar a iniciativa de colocar uma idéia em ação.

Como testar:

Informe-se sobre os casos anteriores onde o candidato foi proativo. Peça para explicar como e porque começou nos lugares listados em seu currículo.
Pergunte: “Se eu colocá-lo hoje no comando da empresa, o que você faria diferente” ou “Quais são algumas coisas que você mudaria sobre o produto (ou processo de vendas, ou website, etc) se você tivesse a chance? ”

3. Resolução de problemas.

Designer Michael Beirut: “O problema contém a solução.”

Os criativos bem-sucedidos dessa forma não vê problemas como problemas – eles vêem como oportunidades.

“Pensar fora da caixa”, nada mais é do que a resolução criativa de problemas – a habilidade de chegar a novas soluções, olhando além das abordagens óbvias ou tradicionais.

Como testar:

Ao entrevistar candidatos para a sua equipa criativa, não incidir sobre as questões principais. Em vez disso, faça perguntas que enfatizam e oferecem insight no pensamento do candidato.
Um exemplo de uma boa pergunta para um gerente comunitário poderia ser: “Como você lida com um cliente irado que não para de postar comentários negativos em mural de mensagens?”

4. Curiosidade.

Filósofo francês Voltaire:
“Julgue um homem pelas suas perguntas do que por suas respostas.”

Quem já teve um momento de “Eureka!” sabe que a ousadia de fazer uma nova pergunta vai um longo caminho para encontrar a solução certa. Além do mais, um elevado nível de curiosidade – a marca de uma mente curiosa – é normalmente um indicativo de outras boas qualidades, como a criatividade, desenvoltura e destemor. Tende também a espantar o tédio e apatia – sentimentos envenenam todo o esforço criativo.

Como Testar:

Ao entrevistar uma potencial contratação, observe quantas perguntas pedem espontaneamente , e quanto já aprendeu sobre sua empresa. Você também pode fazer perguntas simples como: “Conte-me sobre algo fora de sua área de especialização que você aprendeu recentemente?”ou “Qual foi o último livro que leu, e por quê?”

5. A assunção de riscos.

Coreógrafa Twyla Tharp, “Se você só faz o que sabe e faz isso muito, muito bem, as chances são que você não vai falhar. Você só vai estagnar, e seu trabalho vai ficar cada vez menos interessante, e isso é falha pela erosão.”

Para Tharp, inventor James Dyson, e inúmeros outros, o fracasso é um símbolo de conquista, pois significa que você tomou um risco, que tentou algo novo.

Estar aberto ao risco (e, portanto,a falha) é fundamental. Só podemos realmente aprender e desenvolver quando nos esforçamos fora da nossa zona de conforto.

Como testar:

Um exemplo de pergunta: “Dê um exemplo de uma situação onde você acha que se arriscou ou contrariou um ponto de vista.” Ou se tem alguma coisa que o candidato lamenta não ter feito em seu trabalho anterior.

Geralmente as pessoas arrependem das coisas que não fizeram, mais do que aqueles que fizeram. Assim, o arrependimento e a assunção de riscos geralmente trabalham (vagamente) na proporção inversa ao outro.

 

via 99percent

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