É Natal e muitos se questionam sobre nossas origens, sobre a origem da moralidade e sobre Deus. O documentário e livro A jornada do homem – uma odisséia genética é uma ótima sobremesa para hoje.
Por volta de 60.000 anos atrás, um homem – idêntico a nós em todos os aspectos importantes – viveu na África. Cada pessoa viva hoje é descendente dele. Como pode este Adão da vida real ser o pai de todos nós? O que aconteceu com os descendentes de todos os outros homens que viveram naquele tempo? E porque, se os humanos modernos compartilham um único ancestral pré-histórico, nós existimos em muitos tipos, tamanhos, formas e raças?
Além de mostrar como todos os segredos de nossos ancestrais estão escondidos em nosso código genéticos, o autor Spencer Wells revela como o desenvolvimento nas ciências genéticas tornou possível criar uma árvore genealógica de toda a humanidade. Nós não apenas sabemos como nossos ancestrais viveram mas como eles lutaram, amaram e influenciaram o mundo.
Baseado nesta nova ciência, A jornada do Homem é repleto com informações incríveis. O autor nos conta que podemos trilhar nossas origens a um casal de Adão e Eva, sendo que a Eva veio primeiro há 80.000 anos. Nós ouvimos como Cromossomos Y masculinos foram usados para trilhar o espalhamento da humanidade da África para a Eurasia, porque tipos raciais diferentes emergiram quando grupos de montanhas dividiram populações e que um grupo no Kalahari tem alguns dos mais antigos genes do mundo. Nós aprendemos, finalmente com alguma certeza, que os Neandertais não são nossos ancestrais e que um tipo de americanos nativos distinto possuem apenas dez indivíduos hoje.
Este tour épico por toda a história e desenvolvimento inicial da espécie humana – bem como uma visão de como a análise da genética humana está nos dando respostas definitivas para questões que temos nos perguntado há séculos, questões que são mais importante do que nunca.
Assista ao autor Spencer Wells de de A jornada do homem no TED: