Brasília – O empreendedorismo ganhou a sala de aula. Em uma experiência inédita, o Sebrae e a Junior Achievement levaram a prática da gestão empresarial a 5,4 mil alunos do Ensino Médio de redes públicas e privadas de todo o país. Ao longo de 2012, os estudantes participaram de discussões sobre empreendedorismo, criaram produtos seguindo critérios de inovação, tecnologia, sustentabilidade, gestão de negócio, qualidade e viabilidade financeira, grau de responsabilidade socioambiental e visibilidade da comunicação. O resultado de todo esse trabalho poderá ser conhecido de perto nesta quinta-feira (6), quando cem jovens vão expor e comercializar os artigos em estandes montados no Sebrae Nacional, em Brasília. A feira funcionará das 9h às 17h e será aberta ao público, que poderá adquirir bolsas e garrafas artesanais, capas para notebook e tablet, lixeiras ecológicas e luminária de anéis de lata.
“Hoje, o jovem de todas as classes sociais já enxerga o empreendedorismo como uma oportunidade de ocupação e renda. Por isso é importante levar a esse público, desde cedo, orientações sobre gestão empresarial, para que o negócio próprio não seja apenas um sonho, mas possa se materializar de uma forma planejada e sustentável”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “E mesmo para aqueles que não pretendem empreender, o conhecimento adquirido no projeto contribui para seu futuro profissional”, completa.
O programa tem como objetivo fomentar a educação empreendedora em todo o Brasil. A iniciativa atendeu a estudantes na faixa etária de 14 a 16 anos. Além do conhecimento sobre como organizar um empreendimento e os processos de criação de um produto, os alunos aprenderam ainda aspectos relacionados ao funcionamento das principais áreas de uma empresa – como Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção –, a importância de um organograma para a boa gestão e o retorno aos acionistas do valor investido como capital inicial. Assim, em 15 semanas, os jovens têm acesso a conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.
A educação empreendedora propõe construir competências duráveis nos estudantes, preparando os alunos para enfrentar o mundo do trabalho em que a flexibilidade e a capacidade de iniciativa e adaptação às mudanças são fundamentais para o êxito do profissional. Na visão do Sebrae e da Junior Achievement, estimular o empreendedorismo no ensino formal faz parte da estratégia de desenvolvimento de todo o país que se pretenda competitivo.
Além das escolas que tiveram participação determinante no desenvolvimento do trabalho, o programa foi realizado e implementado pelo Sebrae e a organização Junior Achievement, com o apoio de técnicos das duas instituições. Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal.
O Sebrae é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos negócios, que, há 40 anos, promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas – aquelas com faturamento anual bruto de até R$ 3,6 milhões. A instituição possui cerca de 700 postos de atendimento distribuídos pelo país.
Prêmio
Além da exposição e venda dos produtos, os estudantes que durante os trabalhos se organizaram para a criação de 250 empresas, participam ainda de uma premiação. Desse total, foram selecionadas as 20 com melhor organização para concorrer ao Prêmio Miniempresa. A cerimônia de reconhecimento será nesta sexta-feira (7), com a escolha do júri, composto por técnicos do Sebrae e da Junior Achievement. O primeiro lugar vai faturar R$ 5 mil, o segundo, R$ 3,5 mil e o terceiro, R$ 1,5 mil.
Veja abaixo a lista dos candidatos ao Prêmio Miniempresa:
Mais informações:
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