São Luís – A Agência Municipal do Empreendedor, Trabalho, Indústria e Comércio de Coelho Neto é hoje uma referência no Maranhão. Segunda a ser instalada no estado, a unidade já formalizou mais de 210 microempreendedores individuais (MEI), gerou 120 novos empregos e realizou 300 horas de capacitação desde que foi inaugurada, em junho de 2012. A Agência também promove ações que tornam realidade os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
De acordo o coordenador da Agência, Benedito Lopes, o objetivo é, principalmente, fomentar a geração de emprego e renda e cadastrar o microempreendedor individual, ajudando a quem antes trabalhava por conta própria a se tornar empresário, devidamente formalizado e desfrutando de uma série de benefícios e oportunidades.
Um exemplo é Ariele Silva, de 25 anos. Ela vendia joias e resolveu investir em confecções. Procurou a Agência Municipal do Empreendedor de Coelho Neto e, por meio do Sebrae no Maranhão, fez o curso Como vender mais e melhor. Ariele formalizou o seu pequeno negócio e adquiriu crédito no Banco do Brasil com juros baixos, por meio do Programa Crescer. “Eu aprendi a me comunicar melhor, fiz cadastro com grandes fornecedores e aumentei as minhas vendas. Além disso, garanto minha aposentadoria, pois estou pagando INSS. Tudo isso graças a ajuda da Agência e do Sebrae”, reforça a empresária.
Outro caso de sucesso é o de Antonio Souza, morador do bairro Bom Sucesso, um dos maiores da cidade. Ele tinha um bar há 13 anos, mas alimentava o sonho de abrir uma pizzaria. “Estava assistindo a um programa de TV que passa aos domingos pela manhã, quando vi uma reportagem sobre as vantagens de se formalizar. Achei interessante e procurei a Agência do Empreendedor aqui em Coelho Neto e vi que seria possível abrir a pizzaria”, relembra.
A Agência cuidou de todos os trâmites para Antonio, que solicitou crédito para aquisição de equipamentos e máquinas. Também utilizou uma parte do empréstimo de quase R$ 15 mil para reformar o local onde construiu o estabelecimento. Desde dezembro do ano passado, ele transformou o pequeno bar na Churrascaria e Pizzaria Amor de Mãe. Hoje, conta que a renda dobrou e todos os oito integrantes de sua família ajudam no andamento do negócio.
Antes de se tornar empresário, Fernando Lopes vendia desinfetante palas ruas da cidade. Participou de um curso do Sebrae e hoje é proprietário de um minimercado. Após ter passado por outras capacitações da instituição, como o curso Saber Empreender e Aprender a Empreender, melhorou sua atuação como comerciante, ampliou as vendas e já formalizou o negócio. Há três meses, conseguiu se cadastrar nas grandes distribuidoras de produtos alimentícios, o que vai ampliar o seu mix de ofertas aos clientes. Além disso, adquiriu capital de giro no Banco do Brasil.
“Eu tinha vontade de me formalizar, mas os intermediários cobravam R$ 100 para fazer todo o processo. Quando procurei a Agencia do Empreendedor aqui na cidade, não gastei nada nem no Sebrae nem na prefeitura. Foi tudo custo zero”, comemorou. “Hoje, o mercadinho F.C vende até com cartão de crédito”, acrescenta.
Parceiros
Além do Sebrae, são parceiros da Agência Municipal do Empreendedor, Trabalho, Indústria e Comércio de Coelho Neto o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre outros. A Agência também mantém um banco de currículos e está implantando um centro de formação profissional.
“São de ações como essas, com envolvimento do poder público e de instituições parceiras, que os municípios maranhenses precisam para ajudar os pequenos negócios locais a crescer e, assim, beneficiar a economia local, gerando mais emprego, renda e qualidade de vida para as pessoas”, sinaliza Benedito Lopes.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias MA: (98) 3216 6197 / 3216-6133
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ma.agenciasebrae.com.br
www.facebook.com/sebraema
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias