Salvador – Formada em Administração de Empresas há dois anos e moradora de Ilhéus (BA), a jovem Susan Muniz integra a equipe de 44 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que receberam o certificado de capacitação nesta terça-feira (18), na capital baiana. Após passarem por dois meses de curso do Sebrae na Bahia, esses profissionais têm agora como meta propagar a cultura da inovação em micro e pequenas empresas e propor soluções específicas e condizentes com a realidade de cada empreendimento atendido. “O ALI dentro da empresa é o facilitador, é aquela ponte entre o negócio e a oportunidade de crescimento. É isso que vamos levar para Ilhéus”, resume Susan.
Serão 1,5 mil empreendimentos atendidos pelo programa em 2013. Do total de agentes capacitados, 30 já começam a atuar a partir do dia 2 de janeiro – cada um deles vai acompanhar 50 empresas. “É por meio da inovação que os empreendedores baianos vão elevar o patamar de competitividade”, ressaltou o diretor-técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos.
O programa ALI é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O gestor do programa na Bahia, Marcelo Andrade de Oliveira, explica que 15 agentes atuarão na região metropolitana de Salvador, oito em Feira de Santana, três em Vitória da Conquista, dois em Ilhéus e dois em Barreias, nos segmentos de moda, alimentação, saúde e automotivo. Podem participar recém-formados em cursos de diferentes áreas, como Administração, Design, Moda e Nutrição.
O administrador Carlos Augusto Ribeiro concorreu com 206 participantes para se tornar um agente. “O período de capacitação com o Sebrae foi uma experiência gratificante, de interagir com colegas de várias áreas”. De acordo com a coordenadora de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae na Bahia, Márcia Suêde, essa multidisciplinaridade contribui para um melhor desempenho em campo. “A gente busca um núcleo mais eclético, com pessoas que possuam conhecimento em determinada área, mas sempre com uma visão do sistema. Isso é que vai garantir o êxito dos agentes em campo na hora de diagnosticar um problema da empresa”. Suêde afirma que esses profissionais interagem com os empresários, dando informações e dicas de como a empresa pode inovar. O acompanhamento é feito por, pelo menos, um ano, podendo se estender por mais um.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias