X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Agricultores diversificam produção e aumentam renda


Goiânia – Agricultores familiares de Goiás investem numa espécie de poupança verde para gerar renda no campo. O plantio de eucalipto, seringueira e acácia conquista pequenas propriedades rurais, especialmente assentamentos da reforma agrária.

No município de Santa Rita do Novo Destino (GO), Luiz Pereira Neto, de 41 anos, estima aumentar em até R$ 100 mil por ano a renda da propriedade com o cultivo de eucaliptos e seringueiras. Luiz tem 25 mil pés na plantação e integra o Projeto Seringueira, desenvolvido pelo Sebrae em Goiás em parceira com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Goianésia e a mineradora Anglo American.

Por meio da iniciativa, o agricultor plantou 500 mudas de seringueiras, na mesma área de um hectare em que cultiva 300 pés de pimenta malagueta. “Devemos cultivar 10 hectares de seringueiras e pimentas nos próximos anos”, projeta Luiz. As experiências do projeto serão mostradas na Feira Agro Centro-Oeste Familiar, que começa na quarta-feira (13) e segue até sábado (16), no campus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Outros 14 assentados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santa Rita são beneficiados pelo Projeto Seringueira. Segundo o gestor do Sebrae em Goiás, Renato Jayme, o projeto ainda promove cursos sobre a montagem do sistema de irrigação, manejo das culturas, preparo do solo, cultivo, colheita, mercado e comercialização.

Preservação

Segundo dados do Programa de Desenvolvimento Rural do Sebrae há 900 mil mudas de eucalipto e acácia em 31 áreas de reforma agrária no estado. O processo começou em 2006 por meio do convênio de Assessoria Técnica, Ambiental e Social (Ates), firmado entre o Incra e o Sebrae. O trabalho beneficia cerca de mil famílias, o que, para Joel Rodrigues Rocha, gerente do programa, “diminui o passivo ambiental nos assentamentos e aumentará a renda bruta das famílias nos próximos anos”.

Segundo o consultor do Sebrae Luiz Carlos Barcellos, que atende ao convênio na região, a renda total dos beneficiados pode chegar a R$ 5,3 milhões a partir deste ano, quando começa o corte do eucalipto e da acácia. Para o diretor-técnico do Sebrae no estado, Wanderson Portugal, “os assentados do Incra em Goiás provam que a agricultura familiar é exemplo de produção sustentável no campo, onde a preservação ambiental norteia projetos e ações”.

Serviço:
Agro Centro-Oeste Familiar
Período: de 13 a 16 de junho
Local: Campus Samambaia (campus 2 da UFG), em Goiânia (GO)
Informações à imprensa:
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot