Porto Velho – Uma agricultora familiar começa a colher os frutos de um trabalho sustentável. Atendendo a três escolas municipais com sua produção, ela obtém uma renda mensal de R$ 1.800 por meio das iniciativas federais Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que atendem também a creches, hospitais e associações.
Maria Ferreira Lima, a Gorete, cuja pequena propriedade fica no entorno de Porto Velho, diz que já ficou tentada a aderir ao uso de agrotóxicos. “Porém, os resultados que tenho obtido mostram que eu estou no caminho certo. Sou uma produtora agroecológica”.
Gorete é presidente do conselho fiscal da Associação de Agricultores Agroecológicos de Porto Velho (Asa), criada em março deste ano. A entidade utiliza o sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), que tem o apoio da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a prefeitura de Porto Velho e o Sebrae, entre outros.
Segundo João Bosco Peixoto, consultor do Sebrae em Rondônia, “a Asa agora está apta para participar de projetos como o Rondônia mais Verde, programa do governo estadual que destina R$ 2 milhões para trabalhar e incentivar a agroecologia”.
Serviço:
Sebrae em Rondônia – (69) 3217.3829
www.ro.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias