Porto Alegre – Originária da região Norte do Rio Grande do Sul, a agroindústria Salame Colonial Bettio, localizada no município de Espumoso, conquistou recursos para investimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O programa financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda a agricultores familiares e a assentados da reforma agrária. O Pronaf possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além dos menores números de inadimplência entre os sistemas de crédito do país.
O proprietário Sadi Bettio precisava de crédito para construir uma nova sede para a produção de embutidos que, atualmente, é de cerca de 250 quilos por semana. Depois de conseguir financiamento do Pronaf pelo período de 10 anos, com 4% de juros ao ano, o seu objetivo é produzir entre 400 e 500 quilos por semana, já em 2012. “Em alguns dias, o novo local estará pronto e a produção poderá ser maior. Nós poderemos comercializar os embutidos em mais cidades do estado”, afirma.
Segundo o produtor, a participação no programa Empretec e em cursos do Sebrae no Rio Grande do Sul – como o D’Olho na Qualidade e Boas Práticas de Fabricação – foram primordiais na concretização do financiamento do Pronaf. Sadi Bettio é presidente da Cooperativa de Alimentos – Cooperbom, fundada em 2007, atualmente com 39 associados. A marca Cooperbom serve como identificação da procedência e da qualidade dos produtos das agroindústrias, como bolachas, geleias, salames e queijos.
O Sebrae é parceiro da iniciativa por meio do Projeto de Desenvolvimento de Pequenas Propriedades Rurais do Alto Jacuí, que tem como público alvo 130 produtores rurais com necessidade de organização da propriedade e agregação de valor nos municípios de Espumoso, Quinze de Novembro, Tio Hugo, Não-Me-Toque, Campos Borges e Alto Alegre. O projeto visa aumentar a renda das propriedades rurais por meio da qualificação da produção e organização da comercialização.
Serviço:
www.sebrae-rs.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Assessoria de imprensa: (51) 3216-5168
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias