Maceió – A ovinocaprinocultura de Alagoas terá um centro para o desenvolvimento de pesquisas sobre a atividade. Um terreno de 70 hectares foi doado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) à Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrágrio do estado (Seagri). O local passará por um período de seis meses de adequação do solo antes de iniciar os trabalhos.
O Termo de Declaração de Posse foi assinado nesta quinta-feira (2), na primeira reunião sobre a instalação da Câmara Setorial Alagoana de Ovinocaprinocultura, que será ntegrada pelo Sebrae em Alagoas, entre outras instituições. A entidade será um órgão consultivo que auxiliará as instituições ligadas à atividade na identificação de oportunidades para a cadeia produtiva.
Os participantes do encontro discutiram ainda dois projetos apoiados pelo Sebrae para o setor: o Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão e o Alagoas Mais Ovinos. As duas iniciativas buscam melhorar a produção e a comercialização de produtos do setor e qualificar frigoríficos e usinas de leite. Ao todo, 750 famílias são atendidas pelos técnicos destes projetos em 30 municípios do Alto e Médio Sertão.
Segundo o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Junior, a formação da Câmara é um incentivo para o desenvolvimento do setor. “Os parceiros têm um papel fundamental na área de atuação dos projetos. São eles que investem, ajudam a fiscalizar e, como é o caso do Sebrae, capacitam os atores”, destacou.
Já Henrique Soares, analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas, acredita que a Câmara marca o início de uma série de decisões para elevar cada vez mais a qualidade genética do rebanho e o nível de produção de ovinos e caprinos.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias