Teresina – A Vidraçaria Cristal, localizada no município de Parnaíba, distante 318 km da capital piauiense, é uma das empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), executado pelo Sebrae no Piauí.
Os empresários Orisvaldo Silva Araújo e Leila Rodrigues de Lima Araújo fizeram uma pesquisa de mercado que apontou que o negócio era viável. Alugaram um ponto no centro da cidade e iniciaram a empresa, com apenas três funcionários, em 2005. Após seis anos de funcionamento, a Vidraçaria Cristal ganhou sede própria e bem mais ampla, além de aumentar para nove o número de empregados. Foi quando surgiu a necessidade de melhorias e um Agente Local de Inovação visitou a empresa.
“Com as sugestões da agente, pude melhorar a organização do meu negócio. Outra vantagem é a constante oferta de capacitações do Sebrae”, relata a empresária Leila Rodrigues de Lima. Uma das primeiras ações desenvolvidas foi uma consultoria financeira para orientar os gestores sobre como analisar o fluxo de caixa.
Os empresários também participaram de um treinamento em Formação do Preço de Venda. Outro avanço foi que a empresa passou ainda a organizar melhor o estoque e a usar um software para controlar as vendas e monitorar o cadastro de clientes. Também foram compradas máquinas e equipamentos modernos, para aumentar a produtividade.
Com o apoio e supervisão de analistas do Sebrae, os agentes fazem visitas periódicas às empresas, propondo soluções em produtos, processos e gestão, além de capacitações. Os empresários também são incentivados a procurar o Sebrae para conhecer melhor os programas executados pela instituição, como Sebrae Mais e Sebraetec, segundo as características de cada negócio.
O Agente Local de Inovação é um profissional de formação superior que está apto a atuar junto às micro e pequenas empresas (MPE) para, em conjunto com os empresários, aplicar medidas inovadoras. Eles são contratados como bolsistas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Piauí, existem 33 agentes.
Empresas beneficiadas
Ao longo dos dois anos de execução do programa, mais de 800 empresas piauienses já foram beneficiadas em diversos segmentos: reparação de veículos e motos, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, lojas de gesso, vidraçaria, pedras ornamentais, metalúrgicas, madeireiras, depósitos de material de construção, oficinas de eletrônicos, e confecção e recuperação de estofados.
Mais informações sobre o ALI podem ser obtidas na Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro, ou através do telefone (86) 3216-1363.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias