Palmas – Entre as inúmeras ações da sétima edição do Amazontech 2011 – de 18 a 22 de outubro no Espaço Cultural de Palmas (TO) – estão a Rodada de Projetos, a Rodada de Negócios e ainda o lançamento do Prêmio Amazontech. O evento espera atrair 35 mil visitantes e alavancar R$ 22 milhões em volume de negócios. Haverá ainda exposição de produtos, serviços e tecnologia; cursos, clínicas e palestras científicas; vitrine tecnológica; exposições e painel de oportunidades.
O Amazontech é um programa de dimensões científica, tecnológica e educativa. Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e o uso de tecnologias para utilização consciente dos recursos naturais renováveis da Amazônia. Idealizado pelo Sebrae, o programa envolve nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão). Também recebe participantes de países como Bolívia, Venezuela e Peru. São parceiros do Amazontech, a Embrapa, os governos estaduais e as universidades amazônicas.
Um dos pontos fortes da programação é a Rodada de Projetos. Nela, os pesquisadores das instituições de ensino superior, centros tecnológicos e institutos de pesquisas; micro e pequenas empresas; inventores; cooperativas e associações, têm oportunidade de apresentar trabalhos e projetos inovadores que aproveitam tecnologias sustentáveis. A rodada é direcionada à aproximação entre pesquisadores e empreendedores que pretendem buscar apoio e financiamento de organismos nacionais e internacionais.
Os projetos selecionados são contemplados com divulgação e agendamento de reuniões com os agentes financiadores, além da veiculação dos projetos nos anais do Amazontech. Os eixos dos projetos são: Tecnologias para o Uso Sustentável dos Recursos Naturais; Biotecnologia, Desenvolvimento Sustentável para os Pequenos Negócios; Cidades Inovadoras e Sustentáveis e as Oportunidades de Negócios, Meio Digital, TIC e Sustentabilidade; Fontes Alternativas de Energia e Mudanças Climáticas.
A Rodada de Negócios possibilita encontros entre empresários que vendem e os que compram produtos e serviços. Essa aproximação ajuda empresas a se tornarem mais competitivas e permite uma troca de informações entre comprador e vendedor, gerando oportunidades de negócios.
Os participantes têm como benefícios, além dos negócios, um serviço de divulgação e marketing, conhecimento de fornecedores e aquisição de know-how. Empreendedores das áreas de madeira e móveis, agronegócio, artesanato regional, fitoterápicos e fitocosméticos serão os principais beneficiados.
Prêmio Amazontech
Durante o encontro será lançado o Prêmio Amazontech, concurso que vai premiar as iniciativas inovadoras, com tecnologias mais limpas, desenvolvidas para a Região Amazônica e que se caracterizem pelo custo-benefício favorável, qualidade e competitividade. A primeira premiação, a partir da edição 2012, será destinada tanto a pessoas jurídicas como físicas, eleitas por sua contribuição aos “Negócios Sustentáveis da Amazônia”.
As categorias de premiação serão: Empresa Privada – para empresas de qualquer setor, concorrendo com produtos ou serviços de concepção própria; Instituição Governamental – para órgãos das esferas federal, estadual e municipal; Órgão de Imprensa – para empresas ou profissionais habilitados do ramo das comunicações; Empreendedores – para pessoas físicas, tais como produtores rurais, cientistas, entre outros, não ligados a instituições ou empresas.
Serviço
Sebrae em Tocantins
(63) 3219.3302
www.to.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.to.agenciasebrae.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias