Salvador – Doces, balas e bombons, além de refrigerantes e sucos. Esses são os produtos que Rita de Cássia Melo, de 36 anos, vende no seu estande na Estação Iguatemi, há quatro anos, em Salvador (BA). Rita faz parte da primeira turma de cursos gratuitos do Programa Sebrae 2014, que deve atender a cerca de 1,5 mil trabalhadores, sendo 1,2 mil vendedores ambulantes e 300 baianas de acarajé, licenciados junto à prefeitura municipal.
Os cursos começaram nesta segunda-feira (9) e vão até outubro. Ao total serão 44 turmas, com carga horária de 20 horas cada uma. As capacitações acontecem no período da manhã, das 8h às 12h, ou à tarde, das 13h às 17h. Os empreendedores vão ter acesso a informações sobre gestão empresarial, através dos módulos Sei Vender e Sei Comprar, informações sobre os benefícios de ser um Empreendedor Individual (EI), legislação, manipulação de alimentos, qualidade no atendimento, informações turísticas, idiomas e linhas de crédito.
Para Rita, essa é uma chance única de adquirir conhecimentos e se preparar para atender aos turistas que estarão na capital baiana durante a Copa do Mundo, em 2014. “Meu objetivo principal é me capacitar, inclusive aprender um pouco de inglês, para receber turistas de outros países e me relacionar da melhor forma possível, além de aprender sobre como trabalhar melhor com as mercadorias e aumentar os lucros”, disse.
De acordo com a analista do Sebrae na Bahia, Célia Lima, o objetivo principal “é lapidar esses profissionais, que vão aprimorar a gestão dos negócios visando, inicialmente, à Copa do Mundo. Eles são os primeiros a ter contato com os turistas e precisam se conscientizar de que são importantes”, destacou.
A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Bahia), Núbia Gonçalves, reforçou, nesta segunda-feira, a importância de prestar um atendimento de qualidade, com o objetivo de melhorar a imagem do vendedor ambulante. “É uma oportunidade de mudar essa visão deturpada que se tem do comércio informal de Salvador. É uma chance para que esses trabalhadores saiam da acomodação e se sintam capazes de promover essa mudança, atentos à proximidade da Copa”, resumiu.
As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser feitas nos Pontos de Atendimento do Sebrae, em Salvador. Os interessados devem levar carteira de identidade, comprovante de residência e o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9122-1612 / 9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias