X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Apicultores potiguares produzem própolis vermelha


 

Natal – O setor apícola do Rio Grande do Norte, sétimo maior exportador de mel do País, passa por um processo de inovação com investimento em novos nichos de mercado. Apoiados pelo Sebrae-RN, os apicultores potiguares começam a produzir própolis vermelha no Estado, estimulados especialmente pela capacidade produtiva e demanda crescente de consumidores. A iniciativa é dos apicultores de Touros, município a 100 quilômetros de Natal. Ainda neste ano, serão construídos os primeiros apiários para a colheita do produto.

“Estamos otimistas com a possibilidade de desenvolver esse novo trabalho junto aos apicultores de Touros. A cadeia produtiva do setor apícola propicia este processo de inovação dentro da produção. São alternativas que agregam valor e garantem a sustentabilidade do setor”, garante gestor do Projeto de Apicultura do Sebrae-RN, Lecy Gadelha.

A própolis vermelha é uma substância resinosa, coletada por abelhas africanizadas de diversas partes das plantas, como brotos e botões florais. O material é extraído, principalmente, de vegetação presente em áreas de mangue, abundante na região de Touros. Além das propriedades medicinais reconhecidas, e utilizadas, principalmente pela indústria farmacêutica, a própolis vermelha possui uma agregação de valor diferenciada em relação à própolis verde, o tipo mais comum. O quilo do produto pode ser comercializado a R$ 450.

“Estamos com essa expectativa. Faltam algumas definições, mas está sendo interessante reunir os apicultores em torno deste projeto, que possui um mercado vasto”, considera o produtor Ubiramar Costa. Experiências exitosas de outros estados do Nordeste servem de estímulo para os apicultores do Rio Grande do Norte, que conheceram apiários e a forma de manejo da própolis vermelha, durante o Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen e VI Seminário de Própolis do Nordeste, realizados em Ilhéus (BA).

A intenção do Sebrae-RN é implantar, a partir do próximo ano, o Polo de Pólen na região do Mato Grande, através das ações do Projeto de Apicultura desenvolvidas junto aos produtores da Comunidade Santa Luzia, em Touros. A medida beneficiará outros apicultores da região, que unificarão a produção de diversos apiários em torno da associação já existente.

O Sebrae-RN realizará treinamento para os produtores da região entre os dias 9 a 13 deste mês. O foco da capacitação serão o processamento e a produção do pólen, desde a instalação de apiários até o beneficiamento, que requer um manejo específico para o produto. A criação do Polo é mais uma forma de promover o fortalecimento dos apicultores potiguares.

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot