Aracajú – O mel passou a fazer parte do cardápio de milhares de crianças sergipanas. Somente neste ano, 22 toneladas do produto foram negociadas por meio de compras públicas e serão fornecidas a dez cidades, além do governo estadual. A aquisição de mel e de outros itens – hortaliças, legumes, frutas e verduras – está sendo possível graças à lei que obriga os municípios a utilizar no mínimo 30% da verba federal destinada à merenda escolar com artigos da agricultura familiar.
De acordo com a Cooperativa Apícola de Sergipe 15 mil quilos de mel foram entregues às escolas municipais e estaduais. Somente a cidade de Nossa Senhora do Socorro duplicou a quantidade adquirida do produto em 2011. Para o professor Wellington Mangueira, Secretário de Educação da cidade, é primordial que as prefeituras proporcionem uma alimentação saudável para as crianças. “Com o mel melhoramos ainda mais a qualidade da merenda escolar, pois é um produto de alto valor nutricional. Além disso, estimulamos a economia local, já que o mel é adquirido dos apicultores sergipanos”, ressalta.
“É uma ação muito importante do governo, que dessa forma estimula a economia estadual, com a circulação do dinheiro no próprio município e incentiva o homem a ficar no campo. Vale destacar a cidade de Poço Redondo que está utilizando 100% da verba destinada à merenda escolar para comprar mel e outros produtos da agricultura familiar”, explica Marianita Mendonça, consultora do Sebrae em Segipe e coordenadora do Projeto APIS.
A Federação Apícola de Sergipe (Fapise) e a Cooperativa englobam mais de dez associações, com cerca de quatro mil pessoas. “O mel é fruto do trabalho dos integrantes das associações, que negociam seus produtos através da Cooperativa. Vale destacar o apoio incondicional do Sebrae que, por meio do projeto APIS, vem trabalhando em parceria com a Federação e a Cooperativa em prol da apicultura sergipana”, relata Ananias Rezende, presidente da Cooperativa Apícola de Sergipe.
Serviço
Sebrae em Sergipe – (79) 2106.7758 – www.se.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias