X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesanato ganha certificação de qualidade


 Salvador – Os cestos, bolsas, jogos americanos e descansos para panelas produzidos pelos profissionais da Associação de Artesãos de Santa Brígida (AASB) terão uma ferramenta para aumentar as vendas. Eles são alguns dos 180 produtos de artesãos baianos aptos a receber o selo Bahia Feita à Mão. Para o artesão da AASB, José Valdo Rosa, 52, o maior benefício será a garantia de qualidade. “O cliente agora vai ter a certeza de estar comprando um produto feito no estado e isso vai trazer crescimento e valorização para a gente”, disse.

Rosa foi um dos mais de 60 profissionais de diversos municípios que compareceram à solenidade de lançamento do selo. O evento, que teve a presença do governador Jaques Wagner, aconteceu na segunda-feira (28), no Palácio da Aclamação, em Salvador. “Por mais simples que seja o produto, o cliente que compra artesanato aqui quer algo feito por artesãos baianos e que represente a cultura local”, destacou Wagner. O governador também ressaltou a relevância da marca. “Agrega valor e é fundamental na disseminação do nome da Bahia pelo mundo”, disse.

A meta é certificar, no mínimo, 180 produtos entre 2012 e 2015. O edital do programa será lançado em janeiro de 2012 e as inscrições serão abertas em março. Cada artesão poderá inscrever, no máximo, dois produtos por tipologia. É preciso estar em dia com a Carteira de Identificação do Artesão, emitida pelo Instituto Mauá, e atender às exigências do edital. O selo terá validade de três anos.

A certificação vai dar mais credibilidade ao artesanato baiano. A produção vai passar por uma adequação. “Vão ser definidos critérios qualitativos, incluindo questões técnicas e de gestão produtiva, pontuando melhorias no decorrer do processo”, disse o coordenador da regional de Salvador do Sebrae na Bahia, Richard Alves. Os inscritos no Programa de Certificação do Artesanato Baiano serão treinados e receberão consultorias. “O intuito é valorizar a legitimidade do artesanato local, pois cada artesão é um grande empreendedor”, afirmou Alves.

Para a diretora-geral do Instituto Mauá, Emília Almeida, o objetivo principal da certificação é valorizar e diferenciar o artesanato local, protegendo-o de cópias e falsificações. “É uma garantia de que o produto artesanal foi feito à mão, na Bahia, com respeito ao meio ambiente e fidelidade às raízes culturais e simbologias típicas do Estado”, explicou. Ela também registrou que o Bahia Feita à Mão é o primeiro selo do país, em nível governamental, de certificação do produto artesanal.

O diretor-geral do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Eduardo Sampaio, disse que a instituição vai elaborar os pré-requisitos para a certificação e executar a auditoria junto aos artesãos. “O consumidor busca confiança no produto que adquire. Para isso, é necessário que, desde a matéria-prima, ele tenha responsabilidade ambiental e social e que tenha vínculo com a cultura local”, destacou.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3320-4557 / 4558 / 4427
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot