Rio de Janeiro – Divulgar o Brasil como um país que produz um artesanato sofisticado, de alta qualidade e com design diferenciado é o principal objetivo do Brasil Original. O projeto foi lançado pelo Sebrae nessa terça-feira (13), na Casa Cor Rio de Janeiro, evento de decoração que termina nesta quarta-feira (21).
O projeto tem como meta aproveitar a enorme visibilidade que o país ganhará nos próximos anos com a realização dos grandes eventos esportivos como a Copa das Federações, em 2013, que servirá de preparativo para a Copa do Mundo da FIFA 2014 e para os Jogos Olímpicos em 2016. “O projeto não se limita à venda de peças, mas também promove a nossa cultura por meio do que é produzido pelos nossos artesãos em todas as regiões”, afirma o coordenador nacional da carteira de artesanato do Sebrae, Maurício Tedeschi.
Uma das novidades desse projeto é um sistema de curadoria formado por representantes do Sebrae, designers, decoradores, entre outros profissionais. Eles irão escolher as peças que serão comercializadas em showrooms, seguindo critérios estabelecidos em um manual que será elaborado pela instituição para ser utilizado nacionalmente. Outra inovação desse modelo é que esses espaços de comercialização serão administrados por empresas do mercado, para estabelecer uma forma mais profissional de exposição e vendas.
No Rio de Janeiro, a primeira exposição do Brasil Original será realizada entre os dias 10 de junho e 10 de julho de 2013. As peças serão vendidas em pontos nobres como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, na loja Novo Desenho, que fica no Museu do Arte Moderna (MAM), Norte Shopping, Barra Shopping e num grande espaço na área de embarque do Aeroporto Internacional do Galeão.
“Esse projeto representa um novo patamar, uma requalificação do artesanato, expondo a qualidade com design e contemporaneidade. Estarão expostos produtos com alma, que expressem nossa identidade cultural e territorial, refletindo a diversidade de estilos do país”, avalia a gerente de Economia Criativa do Sebrae no Rio de Janeiro, Heliana Marinho.
Em 2013 serão montados showrooms nas seis cidades que vão sediar a Copa das Confederações. A concepção desses espaços de venda vai depender do calendário dos jogos em cada lugar. Para aumentar ainda mais a visibilidade, foram escolhidas quatro capitais para comercializar peças de todo o país a cada evento – Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, durante a Copa das Confederações, e São Paulo, na Copa do Mundo. “O Brasil vai estar na moda em todo o mundo e o próprio país vai se olhar com mais atenção”, reforça Maurício Tedeschi.
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